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Título: Educação ambiental envolvendo escola e comunidade, através de jogo educativo : estudo de caso em Jaboatão dos Guararapes
Autor(es): DUARTE, Tatiana Marques
Palavras-chave: Educação ambiental; Gestão integrada de resíduos sólidos; Jogos
Data do documento: 23-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DUARTE, Tatiana Marques. Educação ambiental envolvendo escola e comunidade, através de jogo educativo: estudo de caso em Jaboatão dos Guararapes. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O aumento populacional aliado à produção e consumo excessivo de bens faz gerar resíduos, que se tornam cada vez mais visíveis e prejudiciais ao meio ambiente. A Educação Ambiental (EA) é a principal ferramenta de mudança ambiental, considerada a base ao desenvolvimento de uma opinião crítica que engaje os cidadãos na abordagem das questões relacionadas aos resíduos sólidos, desde a geração até a sua disposição final. Assim, é fundamental que a noção de preservação ambiental seja trabalhada desde a tenra idade, sendo complementada e aperfeiçoada na escola, pois enfatiza o seu papel em relação à formação de cidadãos críticos e proativos. Dessa forma, o jogo educativo constitui um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento dessas habilidades. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo de tabuleiro pedagógico sobre o meio ambiente, coleta seletiva e correta destinação de resíduos sólidos (brinquedo físico) para promover a educação ambiental, inicialmente, aos alunos da Escola João Paulo I, situada em Jaboatão dos Guararapes-PE e, posteriormente, disseminado em outras instituições de ensino. A metodologia aplicada consistiu, inicialmente, na aplicação de uma entrevista dirigida aos funcionários da escola e, posteriormente, com os alunos e comunidade entorno com a finalidade de analisar a percepção que eles têm sobre a prática da educação ambiental. Em seguida, foi desenvolvida uma atividade sobre ações corretas e incorretas sobre o meio ambiente e, depois, um júri simulado com esta temática. Aposteriori, foi promovido uma oficina na escola sobre reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos onde o aluno produziu um produto reciclável e pôde levar para sua residência. Por fim, foi criado o jogo de tabuleiro com conceitos ambientais, com a finalidade de verificar, didaticamente, a compreensão dos alunos a respeito dessa temática. Os resultados comprovaram que o produto final foi de grande valia aos estudantes, visto que todos os professores entrevistados concordam que o jogo explica de forma didática as questões ambientais, além de proporcionar mudanças de atitude com relação ao descarte incorreto dos resíduos, romper com as metodologias tradicionais e ser de fácil aplicação, compreensão e inclusão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49805
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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