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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49805

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Thaís Emanuelle Monteiro dos Santos-
dc.contributor.authorDUARTE, Tatiana Marques-
dc.date.accessioned2023-04-28T13:29:10Z-
dc.date.available2023-04-28T13:29:10Z-
dc.date.issued2023-02-23-
dc.identifier.citationDUARTE, Tatiana Marques. Educação ambiental envolvendo escola e comunidade, através de jogo educativo: estudo de caso em Jaboatão dos Guararapes. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49805-
dc.description.abstractO aumento populacional aliado à produção e consumo excessivo de bens faz gerar resíduos, que se tornam cada vez mais visíveis e prejudiciais ao meio ambiente. A Educação Ambiental (EA) é a principal ferramenta de mudança ambiental, considerada a base ao desenvolvimento de uma opinião crítica que engaje os cidadãos na abordagem das questões relacionadas aos resíduos sólidos, desde a geração até a sua disposição final. Assim, é fundamental que a noção de preservação ambiental seja trabalhada desde a tenra idade, sendo complementada e aperfeiçoada na escola, pois enfatiza o seu papel em relação à formação de cidadãos críticos e proativos. Dessa forma, o jogo educativo constitui um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento dessas habilidades. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo de tabuleiro pedagógico sobre o meio ambiente, coleta seletiva e correta destinação de resíduos sólidos (brinquedo físico) para promover a educação ambiental, inicialmente, aos alunos da Escola João Paulo I, situada em Jaboatão dos Guararapes-PE e, posteriormente, disseminado em outras instituições de ensino. A metodologia aplicada consistiu, inicialmente, na aplicação de uma entrevista dirigida aos funcionários da escola e, posteriormente, com os alunos e comunidade entorno com a finalidade de analisar a percepção que eles têm sobre a prática da educação ambiental. Em seguida, foi desenvolvida uma atividade sobre ações corretas e incorretas sobre o meio ambiente e, depois, um júri simulado com esta temática. Aposteriori, foi promovido uma oficina na escola sobre reciclagem e reutilização dos resíduos sólidos onde o aluno produziu um produto reciclável e pôde levar para sua residência. Por fim, foi criado o jogo de tabuleiro com conceitos ambientais, com a finalidade de verificar, didaticamente, a compreensão dos alunos a respeito dessa temática. Os resultados comprovaram que o produto final foi de grande valia aos estudantes, visto que todos os professores entrevistados concordam que o jogo explica de forma didática as questões ambientais, além de proporcionar mudanças de atitude com relação ao descarte incorreto dos resíduos, romper com as metodologias tradicionais e ser de fácil aplicação, compreensão e inclusão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGestão integrada de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleEducação ambiental envolvendo escola e comunidade, através de jogo educativo : estudo de caso em Jaboatão dos Guararapespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2197503149797743pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3439916789810831pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxPopulation growth combined with the excessive production and consumption of goods, generates waste that becomes increasingly noticeable and harmful to the environment. Environmental Education (EE) is the main tool for environmental change, and it is considered the foundation for the critical thinking required to foment citizen engagement to address issues related to solid waste, from generation to final disposal. Thus, it is essential that the notion of environmental preservation be imparted at an early age, with school support to complement and improve its understanding, and to emphasize its role in the formation of critical and proactive citizens. As such, educational games constitute an important pedagogical resource for the development of these skills. Thus, the objective of this work was to develop a pedagogical board game about de environment, selective collection and correct disposal of solid waste (physical toy) to promote environmental education, initially, to students at Escola João Paulo I, located in Jaboatão dos Guararapes-PE and later disseminated to other educational institutions. The methodology used consisted initially of an interview with the school's employees and later with the students and the surrounding community to assess the perception they had about environmental education and its practice. Subsequently, an activity was developed on correct and incorrect action on the environment and then, a simulated jury with this theme. Next, a workshop was held at the school regarding recycling and reuse of solid waste, where students made a product from recyclable materials that they could take home. Finally, a board game with environmental concepts was created with the purpose of didactically verifying the students' understanding of this theme. The results showed that the final product was of great value to the students, as all the teachers interviewed agreed that the game explains environmental issues in a didactic way, in addition to providing changes in attitude regarding the incorrect disposal of waste, parting from the traditional methodologies and being of easy application, understanding and inclusion.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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