Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49776

Compartilhe esta página

Título: Educação ambiental: uma análise sobre poluição marinha em filmes de animação
Autor(es): MÉLO, Maria Wellingta dos Santos
Palavras-chave: Filmes de animação; Educação ambiental; Poluição marinha; Ensino de ciências
Data do documento: 31-Mar-2023
Citação: MÉLO, Maria Wellingta dos Santos. Educação ambiental: uma análise sobre poluição marinha em filmes de animação. 2023. 33 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: Os avanços tecnológicos possibilitaram a utilização de inúmeros recursos em sala de aula que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem. Um desses recursos são os filmes de animação que podem ser um importante aliado nas aulas de biologia e na educação ambiental. Diante disso, é importante discutir sobre a representação de problemas ambientais em obras cinematográficas, assim, destaca-se a poluição marinha, que é um problema atual e preocupante em todo o mundo, e que possui uma ligação direta com a educação ambiental que exerce influência na proteção dos mares e oceanos. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo analisar cenas de poluição marinha em filmes de animação para o ensino e aprendizagem de conceitos biológicos na educação básica e suas contribuições para as discussões da educação ambiental. A metodologia utilizada foi a qualitativa descritiva, na qual a coleta de dados ocorreu através da captação de cenas com poluição marinha dos filmes de animação: Procurando Nemo, Procurando Dory e as Aventuras de Sammy, mediada pela análise denotativa e conotativa proposta por Roland Barthes. Desse modo, foi possível identificar nos filmes poluição por resíduos sólidos, águas residuárias e petróleo e seus derivados, que propiciaram discussões sobre suas causas, consequências e medidas de prevenção. Isso demonstra que os filmes de animação são um recurso didático promissor para abordar as questões ambientais com os estudantes e disseminar a educação ambiental em aulas de biologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49776
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Wellingta dos Santos Mélo.pdf455,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons