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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49776

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorMÉLO, Maria Wellingta dos Santos-
dc.date.accessioned2023-04-27T11:36:53Z-
dc.date.available2023-04-27T11:36:53Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.date.submitted2023-04-26-
dc.identifier.citationMÉLO, Maria Wellingta dos Santos. Educação ambiental: uma análise sobre poluição marinha em filmes de animação. 2023. 33 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49776-
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos possibilitaram a utilização de inúmeros recursos em sala de aula que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem. Um desses recursos são os filmes de animação que podem ser um importante aliado nas aulas de biologia e na educação ambiental. Diante disso, é importante discutir sobre a representação de problemas ambientais em obras cinematográficas, assim, destaca-se a poluição marinha, que é um problema atual e preocupante em todo o mundo, e que possui uma ligação direta com a educação ambiental que exerce influência na proteção dos mares e oceanos. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo analisar cenas de poluição marinha em filmes de animação para o ensino e aprendizagem de conceitos biológicos na educação básica e suas contribuições para as discussões da educação ambiental. A metodologia utilizada foi a qualitativa descritiva, na qual a coleta de dados ocorreu através da captação de cenas com poluição marinha dos filmes de animação: Procurando Nemo, Procurando Dory e as Aventuras de Sammy, mediada pela análise denotativa e conotativa proposta por Roland Barthes. Desse modo, foi possível identificar nos filmes poluição por resíduos sólidos, águas residuárias e petróleo e seus derivados, que propiciaram discussões sobre suas causas, consequências e medidas de prevenção. Isso demonstra que os filmes de animação são um recurso didático promissor para abordar as questões ambientais com os estudantes e disseminar a educação ambiental em aulas de biologia.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilmes de animaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPoluição marinhapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleEducação ambiental: uma análise sobre poluição marinha em filmes de animaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7857811546010359pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxTechnological advances have enabled the use of numerous resources in the classroom that contribute to the teaching-learning process. One of these resources are animated films that can be an important ally in biology classes and environmental education. In view of this, it is important to discuss the representation of environmental problems in cinematographic works, thus highlighting marine pollution, which is a current and worrying problem worldwide and which has a direct link with environmental education that exerts influence on the protection of the seas and oceans. In this context, this research aimed to analyze scenes of marine pollution in animated films for teaching and learning biological concepts in basic education and their contributions to discussions of environmental education. The methodology used was descriptive qualitative, in which data collection occurred by capturing scenes with marine pollution from animated films: Finding Nemo, Finding Dory and Sammy's Adventures, mediated by the denotative and connotative analysis proposed by Roland Barthes. Thus, it was possible to identify in the films pollution by solid waste, wastewater and oil and its derivatives, which led to discussions about its causes, consequences and preventive measures. This demonstrates that animated films are a promising didactic resource to address environmental issues with students and disseminate environmental education in biology classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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