Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49774

Compartilhe esta página

Título: O uso de aplicativos como recurso didático no ensino de Ciências e Biologia: uma análise em eventos científicos
Autor(es): DIAS, Emilly Kettlyn da Silva
Palavras-chave: tecnologias digitais; aplicativos educacionais; ensino de ciências e biologia
Data do documento: 14-Abr-2023
Citação: DIAS, Emilly Kettlyn da Silva. O uso de aplicativos como recurso didático no ensino de Ciências e Biologia: uma análise em eventos científicos. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O presente estudo objetivou identificar em anais de eventos científicos propostas de ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia presente nos aplicativos educacionais disponibilizados em plataformas digitais. Para tanto, foi necessário pesquisar artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e do Encontro Regional de Ensino da Biologia (EREBIO), no período de 2005 a 2021, identificar quais eram as propostas relacionadas a temática e quantificar as possíveis possibilidades de aplicação dessa aprendizagem móvel no ensino. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo a partir de uma revisão bibliográfica, apresentando uma visão geral sobre os instrumentos e métodos pedagógicos selecionados e as relações destes com a aprendizagem. Diante disso, identificamos 4.904 trabalhos publicados, sendo que 1.400 envolviam o uso de recursos didáticos, com 88 associados a utilização da aprendizagem móvel e apenas 22 direcionados ao uso de aplicativos no ensino de Ciências e Biologia. Estes foram separados em duas categorias (aplicativos com finalidade educacional e aplicativos sem fins educacionais, mas que auxiliam na construção do conhecimento). O ENEBIO foi o evento que mais apresentou trabalhos envolvendo essa temática, mas relativamente baixa se considerarmos os avanços tecnológicos vivenciados na contemporaneidade. Sendo então interessante uma maior produção de pesquisas envolvendo uso de Tecnologias Digitais no tocante aos aplicativos e a partir disso, promover novas possibilidades metodológicas no ensino de Ciências e Biologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49774
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL.pdf463,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons