Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49774

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorDIAS, Emilly Kettlyn da Silva-
dc.date.accessioned2023-04-26T21:03:05Z-
dc.date.available2023-04-26T21:03:05Z-
dc.date.issued2023-04-14-
dc.date.submitted2023-04-26-
dc.identifier.citationDIAS, Emilly Kettlyn da Silva. O uso de aplicativos como recurso didático no ensino de Ciências e Biologia: uma análise em eventos científicos. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49774-
dc.description.abstractO presente estudo objetivou identificar em anais de eventos científicos propostas de ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia presente nos aplicativos educacionais disponibilizados em plataformas digitais. Para tanto, foi necessário pesquisar artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e do Encontro Regional de Ensino da Biologia (EREBIO), no período de 2005 a 2021, identificar quais eram as propostas relacionadas a temática e quantificar as possíveis possibilidades de aplicação dessa aprendizagem móvel no ensino. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo a partir de uma revisão bibliográfica, apresentando uma visão geral sobre os instrumentos e métodos pedagógicos selecionados e as relações destes com a aprendizagem. Diante disso, identificamos 4.904 trabalhos publicados, sendo que 1.400 envolviam o uso de recursos didáticos, com 88 associados a utilização da aprendizagem móvel e apenas 22 direcionados ao uso de aplicativos no ensino de Ciências e Biologia. Estes foram separados em duas categorias (aplicativos com finalidade educacional e aplicativos sem fins educacionais, mas que auxiliam na construção do conhecimento). O ENEBIO foi o evento que mais apresentou trabalhos envolvendo essa temática, mas relativamente baixa se considerarmos os avanços tecnológicos vivenciados na contemporaneidade. Sendo então interessante uma maior produção de pesquisas envolvendo uso de Tecnologias Digitais no tocante aos aplicativos e a partir disso, promover novas possibilidades metodológicas no ensino de Ciências e Biologia.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecttecnologias digitaispt_BR
dc.subjectaplicativos educacionaispt_BR
dc.subjectensino de ciências e biologiapt_BR
dc.titleO uso de aplicativos como recurso didático no ensino de Ciências e Biologia: uma análise em eventos científicospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to identify, in annals of scientific events, proposals for teaching and learning in Science and Biology present in educational applications available on digital platforms. Therefore, it was necessary to search for articles published in the annals of the National Meeting of Biology Teaching (ENEBIO) and the Regional Meeting of Biology Teaching (EREBIO), from 2005 to 2021, to identify what were the proposals related to the theme and to quantify the possible application possibilities of this mobile learning in teaching. We carried out a research with a qualitative approach, of a descriptive nature, based on a bibliographic review, presenting an overview of the selected pedagogical instruments and methods and their relationship with learning. In view of this, we identified 4,904 published works, of which 1,400 involved the use of didactic resources, with 88 associated with the use of mobile learning and only 22 directed to the use of applications in the teaching of Science and Biology. These were separated into two categories (applications with educational purposes and applications without educational purposes, but which help in the construction of knowledge). ENEBIO was the event that most presented works involving this theme, but relatively low if we consider the technological advances experienced in contemporary times. Therefore, it is interesting to produce more research involving the use of Digital Technologies in terms of applications and, based on this, to promote new methodological possibilities in the teaching of Science and Biology.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC FINAL.pdf463,58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons