Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49767

Share on

Title: Plantas medicinais na escola: estratégia para trabalhar Etnobotânica com alunos de ensino médio
Authors: SANTOS, Hermeson Carlos dos
Keywords: botânica; etnobotânica; plantas medicinais; espaços não formais; sequência didática
Issue Date: 14-Apr-2023
Citation: SANTOS, Hermeson Carlos dos. Plantas medicinais na escola: estratégia para trabalhar Etnobotânica com alunos de ensino médio. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Cav, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: A botânica é uma ciência que está voltada para entender a diversidade de plantas, os seus processos e a relação ecológica entre elas e com outros seres vivos. A etnobotânica é responsável por compreender a relação entre a cultura humana e as plantas, buscando entender de que forma uma influencia a outra, como é extraída da natureza e as tecnologias que estão relacionadas ao seu uso. As plantas medicinais, historicamente, sempre estiveram relacionadas com a cultura humana, auxiliando no processo de cura do corpo humano e na diminuição de sintomas de doenças. Mesmo com essa importância para a humanidade, com a modernidade, esse conhecimento vem sendo perdido e o entendimento da importância das plantas, sejam elas medicinais ou não, está acabando. Outro fator que reforça isso é a falta de percepção das plantas como indicadores de qualidade ambiental para os seres humanos. Um dos motivos que estimula isso acontecer é ainda um problema educacional, pois o ensino de botânica ainda é pautado, na maioria das vezes, em um modelo tradicionalista de repetição e decoração de conteúdos. É necessário novos métodos pedagógicos que se conectem com a realidade do estudante e seja capaz de contribuir no ensino-aprendizagem. E que consiga mostrar para os estudantes novas formas de compreender botânica e sua relação com as comunidades humanas. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver sequências didáticas com alunos do ensino médio da EREM Senador João Cleofas de Oliveira, onde construiremos conceitos relacionados à botânica e etnobotânica de plantas medicinais, usando uma horta escolar como um espaço não formal de ensino como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49767
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Hermeson Carlos dos Santos.pdf13,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons