Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49767

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Simone Rabelo da-
dc.contributor.authorSANTOS, Hermeson Carlos dos-
dc.date.accessioned2023-04-25T20:36:13Z-
dc.date.available2023-04-25T20:36:13Z-
dc.date.issued2023-04-14-
dc.date.submitted2023-04-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Hermeson Carlos dos. Plantas medicinais na escola: estratégia para trabalhar Etnobotânica com alunos de ensino médio. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Cav, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49767-
dc.description.abstractA botânica é uma ciência que está voltada para entender a diversidade de plantas, os seus processos e a relação ecológica entre elas e com outros seres vivos. A etnobotânica é responsável por compreender a relação entre a cultura humana e as plantas, buscando entender de que forma uma influencia a outra, como é extraída da natureza e as tecnologias que estão relacionadas ao seu uso. As plantas medicinais, historicamente, sempre estiveram relacionadas com a cultura humana, auxiliando no processo de cura do corpo humano e na diminuição de sintomas de doenças. Mesmo com essa importância para a humanidade, com a modernidade, esse conhecimento vem sendo perdido e o entendimento da importância das plantas, sejam elas medicinais ou não, está acabando. Outro fator que reforça isso é a falta de percepção das plantas como indicadores de qualidade ambiental para os seres humanos. Um dos motivos que estimula isso acontecer é ainda um problema educacional, pois o ensino de botânica ainda é pautado, na maioria das vezes, em um modelo tradicionalista de repetição e decoração de conteúdos. É necessário novos métodos pedagógicos que se conectem com a realidade do estudante e seja capaz de contribuir no ensino-aprendizagem. E que consiga mostrar para os estudantes novas formas de compreender botânica e sua relação com as comunidades humanas. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver sequências didáticas com alunos do ensino médio da EREM Senador João Cleofas de Oliveira, onde construiremos conceitos relacionados à botânica e etnobotânica de plantas medicinais, usando uma horta escolar como um espaço não formal de ensino como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectbotânicapt_BR
dc.subjectetnobotânicapt_BR
dc.subjectplantas medicinaispt_BR
dc.subjectespaços não formaispt_BR
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.titlePlantas medicinais na escola: estratégia para trabalhar Etnobotânica com alunos de ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0165458275275887pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1295351107962092pt_BR
dc.description.abstractxBotany is a science that is focused on understanding the diversity of plants, their processes and the ecological relationship between them and with other living beings. Ethnobotany is responsible for understanding the relationship between human culture and plants, seeking to understand how one influences the other, how it is extracted from nature and the technologies that are related to its use. Medicinal plants, historically, have always been related to human culture, helping in the healing process of the human body and reducing the symptoms of diseases. Even with this importance for humanity, with modernity, this knowledge has been lost and the understanding of the importance of plants, whether medicinal or not, is ending. Another factor that reinforces this is the lack of perception of plants as indicators of environmental quality for human beings. One of the reasons that encourages this to happen is still an educational problem, since the teaching of botany is still guided, most of the time, in a traditionalist model of repetition and decoration of contents. New pedagogical methods are needed that connect with the student's reality and are able to contribute to teaching and learning. And that it manages to show students new ways of understanding botany and its relationship with human communities. The main objective of this work is to develop didactic sequences with high school students from EREM Senador João Cleofas de Oliveira, where we will build concepts related to botany and ethnobotany of medicinal plants, using a school garden as a non-formal teaching space as a tool in the process of teaching-learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Hermeson Carlos dos Santos.pdf13,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons