Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49755

Compartilhe esta página

Título: O uso das tecnologias digitais móveis na EJA como contribuição à garantia do direito à aprendizagem
Autor(es): SANTOS, Flávia Andréa dos
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; Aprendizagem; Tecnologias digitais móveis na educação; Tecnologias digitais móveis na EJA
Data do documento: 1-Abr-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Flávia Andréa dos. O uso das tecnologias digitais móveis na EJA como contribuição à garantia do direito à aprendizagem. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: As Tecnologias Digitais Móveis adentram a sociedade criando novos tempos e espaços, redimensionando distâncias, produzindo mudanças culturais, modificando e estimulando novos costumes e práticas sociais. Elas chegam ao espaço pedagógico da educação favorecendo o acesso à informação e à comunicação, propondo contribuir para a construção da aprendizagem e solicitando mudanças das práticas cotidianas da escola. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), essas tecnologias adentram em diálogo com os significados, as possibilidades e os desafios advindos de sua inserção e uso. Este estudo apresentou como objetivo de investigação analisar como o uso das Tecnologias Digitais Móveis pode contribuir à garantia do direito à aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos, em sua fase I. Consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e analítico que teve como lócus de investigação a Rede Municipal de Educação do Recife e como sujeitos de pesquisas professores que lecionam na Educação de Jovens e Adultos dessa rede de ensino. Na etapa inicial da pesquisa, participaram da investigação 52 professores e na etapa subsequente, de aprofundamento da investigação, participaram 15 dos professores que compuseram a etapa inicial. Para a coleta dos dados, foram utilizados quatro instrumentos, sendo eles: o questionário online, a entrevista online semiestruturada, o diário de bordo e as gravações em vídeos dos encontros formativos realizados com os sujeitos da pesquisa. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise Temática Reflexiva com apoio do Software ATLAS.ti. Por meio da análise dos dados, foram desenvolvidos quatro temas de pesquisa: (1) A Compreensão e a Práxis do Direito à Aprendizagem; (2) Encontros Territoriais: as Tecnologias Digitais Móveis e a EJA; (3) O Pertencimento Tecnológico; e (4) O Empoderamento Docente e a Concretização das Tecnologias Digitais Móveis na EJA. Entre os resultados da pesquisa, destaca-se a necessidade de ampliação da compreensão de Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Esse entendimento necessita dialogar com as necessidades de aprendizagem do aluno; conversar com a perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida; e envolver a necessidade de colaborar com a formação do sujeito de direito e o exercício ativo da cidadania. Neste sentido, a contribuição da inserção e do uso das Tecnologias Digitais Móveis na Educação de Jovens e Adultos se concretiza como resposta às perspectivas de aprendizagem estabelecidas para esta modalidade de ensino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49755
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Flávia Andréa dos Santos.pdf5,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons