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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49755
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ABRANCHES, Sérgio Paulino | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Flávia Andréa dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T12:46:16Z | - |
dc.date.available | 2023-04-25T12:46:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Flávia Andréa dos. O uso das tecnologias digitais móveis na EJA como contribuição à garantia do direito à aprendizagem. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49755 | - |
dc.description.abstract | As Tecnologias Digitais Móveis adentram a sociedade criando novos tempos e espaços, redimensionando distâncias, produzindo mudanças culturais, modificando e estimulando novos costumes e práticas sociais. Elas chegam ao espaço pedagógico da educação favorecendo o acesso à informação e à comunicação, propondo contribuir para a construção da aprendizagem e solicitando mudanças das práticas cotidianas da escola. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), essas tecnologias adentram em diálogo com os significados, as possibilidades e os desafios advindos de sua inserção e uso. Este estudo apresentou como objetivo de investigação analisar como o uso das Tecnologias Digitais Móveis pode contribuir à garantia do direito à aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos, em sua fase I. Consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e analítico que teve como lócus de investigação a Rede Municipal de Educação do Recife e como sujeitos de pesquisas professores que lecionam na Educação de Jovens e Adultos dessa rede de ensino. Na etapa inicial da pesquisa, participaram da investigação 52 professores e na etapa subsequente, de aprofundamento da investigação, participaram 15 dos professores que compuseram a etapa inicial. Para a coleta dos dados, foram utilizados quatro instrumentos, sendo eles: o questionário online, a entrevista online semiestruturada, o diário de bordo e as gravações em vídeos dos encontros formativos realizados com os sujeitos da pesquisa. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise Temática Reflexiva com apoio do Software ATLAS.ti. Por meio da análise dos dados, foram desenvolvidos quatro temas de pesquisa: (1) A Compreensão e a Práxis do Direito à Aprendizagem; (2) Encontros Territoriais: as Tecnologias Digitais Móveis e a EJA; (3) O Pertencimento Tecnológico; e (4) O Empoderamento Docente e a Concretização das Tecnologias Digitais Móveis na EJA. Entre os resultados da pesquisa, destaca-se a necessidade de ampliação da compreensão de Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Esse entendimento necessita dialogar com as necessidades de aprendizagem do aluno; conversar com a perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida; e envolver a necessidade de colaborar com a formação do sujeito de direito e o exercício ativo da cidadania. Neste sentido, a contribuição da inserção e do uso das Tecnologias Digitais Móveis na Educação de Jovens e Adultos se concretiza como resposta às perspectivas de aprendizagem estabelecidas para esta modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais móveis na educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais móveis na EJA | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias digitais móveis na EJA como contribuição à garantia do direito à aprendizagem | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8097865124276036 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9070763811045760 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Mobile Digital Technologies enter society creating new times and spaces, resizing distances, producing cultural changes, modifying, and stimulating new customs and social practices. They arrive at the pedagogical space of education, favoring access to information and communication, proposing to contribute to the construction of learning and requesting changes in school's daily practices. In Youth and Adult Education (YAE), these technologies enter into dialogue with the meanings, possibilities and challenges arising from their insertion and use. This study aimed to analyze how the use of Mobile Digital Technologies contributes to guaranteeing the Right to Learning in Youth and Adult Education, in its phase I. It consists of a research with a qualitative approach, with a descriptive and analytical nature that had as locus of investigation the Municipal Education System of Recife and as research subject’s teachers who teach in Youth and Adult Education in this school system. In the initial stage of the research, 52 teachers participated in the investigation and in the subsequent stage, for further investigation, 15 of the teachers who took part in the initial stage participated. For data collection, four instruments were used, namely: the online questionnaire, the semi-structured online interview, the logbook, and video recordings of the Formative Meetings held with the research subjects. For data analysis, Reflective Thematic Analysis was used with the support of the ATLAS.ti Software. Through data analysis, four research themes were developed: (1) Understanding and Praxis of the Right to Learning; (2) Territorial Meeting: Mobile Digital Technologies and YAE; (3) Technological Belonging; and (4) Teacher Empowerment and the use of Mobile Digital Technologies in YAE. Among the research results, the need to expand the understanding of Learning in Youth and Adult Education stands out. This understanding needs to dialogue with student's learning needs; converse with the Lifelong Learning perspective; and involve the need to collaborate with the formation of the legal subject and the active exercise of citizenship. In this sense, the contribution of the insertion and use of Mobile Digital Technologies in Youth and Adult Education is materialized as a response to the learning perspectives established for this teaching modality. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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