Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49754

Compartilhe esta página

Título: A metamorfose como metáfora da identidade moçambicana em Contos do nascer da Terra de Mia Couto
Autor(es): SANTOS, Perla Araújo dos
Palavras-chave: Estudos literários; Literatura Africana de Língua Portuguesa; Mia Couto; Metamorfose - Literatura; Identidade e memória; Realismo animista
Data do documento: 10-Mar-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Perla Araújo dos. A metamorfose como metáfora da identidade moçambicana em Contos do nascer da Terra de Mia Couto. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como tema principal a metamorfose como metáfora da identidade moçambicana em “Contos do nascer da Terra” de Mia Couto. Os contos da obra em estudo serão analisados no campo da Teoria da Literatura (Linha de Pesquisa 1: Literatura, sociedade e memória). Nesse sentido, abordaremos temáticas que revelam a religiosidade na literatura coutiana como aspectos da tradição ancestral e circunstâncias onde o “insólito” se faz presente. Dessa forma, os contos foram organizados em três ciclos temáticos: nos dois primeiros, prevalecem as metáforas existenciais sobre a perspectiva do imaginário popular moçambicano: a solidão humana na figura do idoso (o qual representa a tradição); o além, como percepção de vida após a morte (filosofia muntu), bem como a contação de estória, enquanto resgate identitário (memória ancestral), já no terceiro eixo temático, realismo animista é associado ao sentimento de luto e de renascimento, tendo como elemento principal a metáfora da metamorfose. As discussões e análises serão pautadas nos estudos de importantes teóricos, tais como: Ana Mafalda Leite (2014), Francisco Noa (2015 e 2018), Rita Chaves (2008), Stuart Hall (2006), Muryatan Barbosa (2020), Hampaté Bâ (2010), Quince Duncan (2019), Irlemar Chiampi (1980), Tzvetan Todorov (1994), Harry Garuba (2012), dentre outros. Dessa maneira pretende-se compreender como o imaginário popular de Mia Couto, impresso nos contos, traduz, metaforicamente, elementos da cultura de Moçambique, contribuindo para a realização identitária do seu povo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49754
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Perla Araújo dos Santos.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons