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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49720

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Title: Representações do Flow na prática física: o Estado de Fluxo abordado pelos quadrinhos japoneses
Authors: FRANÇA, Emerson de Oliveira
Keywords: Estado de Fluxo; História em Quadrinhos; Mangás; Semiótica; Educação Física; Crianças e Adolescentes
Issue Date: 17-Nov-2022
Citation: FRANÇA, Emerson de Oliveira. Representações do Flow na prática física: o estado de fluxo nas histórias em quadrinhos japonesas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Educação Física - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente estudo teve por objetivo explorar como os quadrinhos japoneses representam a mundialmente conhecida Teoria do Estado de Fluxo (ou Flow State Theory) e como os mesmos podem ser utilizados por profissionais de educação física na formulação de estratégias de ensino/demonstração da experiência da execução ótima nas intervenções realizadas com crianças e adolescentes. Apresenta o surgimento das histórias em quadrinhos japonesas e sua difusão pelo mundo, aborda o conceito do Flow, como proposto por Mihaly Csikszentmihalyi e constrói uma análise das representações deste fenômeno nas histórias em quadrinhos bem como consta de uma pesquisa realizada com entusiastas da cultura dos mangás, a fim de compreender sua visão sobre a forma como esta mídia representa o Flow State. A pesquisa se caracteriza como um estudo descritivo analítico de caráter transversal, de cunho qualitativo e quantitativo com aplicação de um questionário para verificação dos dados obtidos. Para realização do primeiro momento da pesquisa, que busca compreender o potencial dos mangás como ferramenta complementar a ser utilizada na criação de intervenções por profissionais de Educação Física, foram selecionados os mangás Dragon Ball Super e Kuroko no Basket, por fazerem referências ao objeto de estudo. Ainda conta com uma adaptação do discurso gerativo de sentido da semiótica greimasiana para interpretar as narrativas contidas em ambos os quadrinhos e como eles retratam o Estado de Fluxo. Num segundo momento, analisa dados coletados de uma pesquisa remota, realizada com a autorização do Comitê de Ética de Pesquisa, que buscou determinar se os indivíduos participantes conseguiriam estabelecer um paralelo com situações vividas pelos personagens nos quadrinhos e a descrição do que é o Estado de Fluxo e em seguida, analisarem a si mesmos como tendo experienciado ou não este fenômeno. Conclui que as histórias em quadrinhos possuem potencial ilustrativo para facilitar a compreensão de eventos relacionados aos temas que permeiam os esportes e a psicologia dos esportes, neste caso, o Flow State. Quanto aos questionários aplicados, os resultados demonstram que os indivíduos entrevistados, entusiastas da cultura dos mangás, possuem níveis bastante elevados nas nove dimensões do flow, com maior destaque para a dimensão autotélica, que observa a auto satisfação com a atividade realizada na forma de um feedback positivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49720
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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