Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49711

Comparte esta pagina

Título : A utilização de metodologias ativas no ensino do basquetebol por professores de Educação Física em instituições que compõem as redes públicas e privadas de Pernambuco
Autor : LEITE, Geraldo Augusto Santos
Palabras clave : Educação Física; Basquetebol; Metodologias Ativas
Fecha de publicación : 26-oct-2022
Citación : LEITE, Geraldo Augusto Santos. A utilização de metodologias ativas no ensino do basquetebol por profissionais de Educação Física em instituições que compõem as redes públicas e privadas de Pernambuco. 2022. 48 p. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Esta pesquisa objetivou analisar as concepções sobre Metodologias Ativas no ensino do Basquetebol por professores de Educação Física de instituições que compõem a rede pública e privada do Estado de Pernambuco, bem como compreender a relação entre formação acadêmica e continuada e o tempo de experiência quanto a utilização das metodologias ativas no ensino do basquetebol e verificar se as escolas dispõem de espaço adequado para prática do basquetebol. Para tanto, foi desenvolvido um estudo qualitativo de natureza bibliográfica e exploratória a partir de uma pesquisa de campo, na qual 13 professores de ambos os sexos, das Redes Pública Municipal e Estadual e Rede Privada, responderam a um questionário individual em ambiente virtual para a coleta de dados referentes à formação acadêmica, experiência profissional, conhecimentos sobre metodologias ativas e suas práticas pedagógicas. A partir da análise de dados foi possível concluir que poucos professores da rede pública e privada do estado de Pernambuco conhecem e também utilizam algum tipo de metodologia ativa durante o processo de ensino e aprendizagem do basquetebol. Percebeu-se também que professores com formação acadêmica continuada se sobressaíram em conhecimento das metodologias ativas em relação aos professores que não possuíam formação continuada. Constatou-se também que a maioria das escolas não dispõem de espaços e materiais adequados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem do Basquetebol e outras modalidades. Por fim, este estudo pode contribuir para futuras pesquisas nas áreas de metodologias de ensino esportivas atreladas às metodologias ativas, visto que a utilização dessas metodologias pode ser uma importante ferramenta aliada aos professores para gerar uma aprendizagem mais significativa e centrada nos alunos, consequentemente com mais engajamento dos estudantes, através de aulas mais atrativas e motivantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49711
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - GERALDO AUGUSTO SANTOS LEITE FINALIZADO.pdf823,65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons