Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49711
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AQUINO, Fabiola Cristina de Oliveira Bento | - |
dc.contributor.author | LEITE, Geraldo Augusto Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T13:19:23Z | - |
dc.date.available | 2023-04-19T13:19:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-24 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Geraldo Augusto Santos. A utilização de metodologias ativas no ensino do basquetebol por profissionais de Educação Física em instituições que compõem as redes públicas e privadas de Pernambuco. 2022. 48 p. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49711 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetivou analisar as concepções sobre Metodologias Ativas no ensino do Basquetebol por professores de Educação Física de instituições que compõem a rede pública e privada do Estado de Pernambuco, bem como compreender a relação entre formação acadêmica e continuada e o tempo de experiência quanto a utilização das metodologias ativas no ensino do basquetebol e verificar se as escolas dispõem de espaço adequado para prática do basquetebol. Para tanto, foi desenvolvido um estudo qualitativo de natureza bibliográfica e exploratória a partir de uma pesquisa de campo, na qual 13 professores de ambos os sexos, das Redes Pública Municipal e Estadual e Rede Privada, responderam a um questionário individual em ambiente virtual para a coleta de dados referentes à formação acadêmica, experiência profissional, conhecimentos sobre metodologias ativas e suas práticas pedagógicas. A partir da análise de dados foi possível concluir que poucos professores da rede pública e privada do estado de Pernambuco conhecem e também utilizam algum tipo de metodologia ativa durante o processo de ensino e aprendizagem do basquetebol. Percebeu-se também que professores com formação acadêmica continuada se sobressaíram em conhecimento das metodologias ativas em relação aos professores que não possuíam formação continuada. Constatou-se também que a maioria das escolas não dispõem de espaços e materiais adequados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem do Basquetebol e outras modalidades. Por fim, este estudo pode contribuir para futuras pesquisas nas áreas de metodologias de ensino esportivas atreladas às metodologias ativas, visto que a utilização dessas metodologias pode ser uma importante ferramenta aliada aos professores para gerar uma aprendizagem mais significativa e centrada nos alunos, consequentemente com mais engajamento dos estudantes, através de aulas mais atrativas e motivantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Basquetebol | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.title | A utilização de metodologias ativas no ensino do basquetebol por professores de Educação Física em instituições que compõem as redes públicas e privadas de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1472546782190473 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1960680810479007 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aimed to analyze the conceptions about Active Methodologies in the teaching of Basketball by Physical Education teachers from institutions that make up the public and private network of the state of Pernambuco, as well as to understand the relationship between academic and continuing education and the time of experience regarding the use of active methodologies in basketball teaching and to verify if schools have adequate space for basketball practice. For that, a qualitative study of bibliographical and exploratory nature was developed from a field research, in which 13 teachers of both sexes, from the Municipal and State Public Networks and Private Network, answered an individual questionnaire in a virtual environment for the collection of data referring to academic training, professional experience, knowledge about active methodologies and their pedagogical practices. From the data analysis, it was possible to conclude that few public and private teachers in the state of Pernambuco know and also use some type of active methodology during the basketball teaching-learning process. It was also noticed that teachers with continuing academic training excelled in knowledge of active methodologies in relation to teachers who did not have continuing education. It was also found that most schools do not have adequate spaces and materials to facilitate the teaching and learning process of Basketball and other modalities. Finally, this study can contribute to future research in the areas of sports teaching methodologies linked to active methodologies, since the use of these methodologies can be an important tool allied to teachers to generate more meaningful and student-centered learning, consequently with more student engagement, through more attractive and motivating classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - GERALDO AUGUSTO SANTOS LEITE FINALIZADO.pdf | 823,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons