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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49647

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Título: Educação ambiental nas escolas públicas: formação dos professores de Geografia na perspectiva da conscientização socioambiental.
Autor(es): PEREIRA, Sandra Patrícia Castro
Palavras-chave: Educação Ambiental; Ensino de Geografia; Geografia Escolar; Licenciatura em Geografia
Data do documento: 9-Nov-2022
Citação: PEREIRA, Sandra Patrícia Castro. Educação ambiental nas escolas públicas: formação dos professores de Geografia na perspectiva da conscientização socioambiental. 2023.68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O processo de conscientização e as práticas socioambientais é um dos desafios dos professores de Geografia em seu cotidiano profissional. O presente trabalho estabelece uma interligação entre Educação Ambiental e a formação dos professores de Geografia na perspectiva da conscientização socioambiental dos educandos da Educação Básica. Portanto tem como objetivo principal Analisar como a política pública da Educação Ambiental está inserida na Educação Básica e Superior dos cursos de Licenciatura de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE O diálogo se estabelece no processo histórico de institucionalização da Educação Ambiental como tema transversal na educação Básica, e como está inserida mediante os documentos normativos da Educação Nacional, implicando diretamente na formação inicial dos professores de Geografia. Este trabalho foi realizado com base em pesquisa bibliográfica e levantamento de dados sobre a formação inicial dos professores de Geografia presencial e à distância, ofertados pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Com isso, constatou-se a importância da disciplina de Educação Ambiental na formação inicial dos professores de Geografia na perspectiva da conscientização socioambiental, estando inserida nos projetos de ensino-pesquisa-extensão contribuindo com a ciência, sociedade e meio ambiente. Por fim enxergou-se a possibilidade em trabalhar a temática da Educação Ambiental por meio da junção entre ensino-pesquisa-extensão-estágio supervisionado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49647
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD)

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