Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49647

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Talitha Lucena de-
dc.contributor.authorPEREIRA, Sandra Patrícia Castro-
dc.date.accessioned2023-04-13T12:16:36Z-
dc.date.available2023-04-13T12:16:36Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2023-04-13-
dc.identifier.citationPEREIRA, Sandra Patrícia Castro. Educação ambiental nas escolas públicas: formação dos professores de Geografia na perspectiva da conscientização socioambiental. 2023.68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49647-
dc.description.abstractO processo de conscientização e as práticas socioambientais é um dos desafios dos professores de Geografia em seu cotidiano profissional. O presente trabalho estabelece uma interligação entre Educação Ambiental e a formação dos professores de Geografia na perspectiva da conscientização socioambiental dos educandos da Educação Básica. Portanto tem como objetivo principal Analisar como a política pública da Educação Ambiental está inserida na Educação Básica e Superior dos cursos de Licenciatura de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE O diálogo se estabelece no processo histórico de institucionalização da Educação Ambiental como tema transversal na educação Básica, e como está inserida mediante os documentos normativos da Educação Nacional, implicando diretamente na formação inicial dos professores de Geografia. Este trabalho foi realizado com base em pesquisa bibliográfica e levantamento de dados sobre a formação inicial dos professores de Geografia presencial e à distância, ofertados pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Com isso, constatou-se a importância da disciplina de Educação Ambiental na formação inicial dos professores de Geografia na perspectiva da conscientização socioambiental, estando inserida nos projetos de ensino-pesquisa-extensão contribuindo com a ciência, sociedade e meio ambiente. Por fim enxergou-se a possibilidade em trabalhar a temática da Educação Ambiental por meio da junção entre ensino-pesquisa-extensão-estágio supervisionado.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Geografiapt_BR
dc.titleEducação ambiental nas escolas públicas: formação dos professores de Geografia na perspectiva da conscientização socioambiental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9482928930103246pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5659441081014787pt_BR
dc.description.abstractxThe process of raising awareness and socio-environmental practices is one of the challenges faced by Geography teachers in their professional routine. The present work establishes an interconnection between Environmental Education and the formation of Geography teachers in the perspective of the socio-environmental awareness of Basic Education students. Therefore, its main objective is to analyze how the public policy of Environmental Education is inserted in Basic and Higher Education of the Degree in Geography courses at the Federal University of Pernambuco-UFPE The dialogue is established in the historical process of institutionalization of Environmental Education as a transversal theme in education Basic Education, and how it is inserted through the normative documents of National Education, directly implying the initial training of Geography teachers. This work was carried out based on bibliographical research and data collection on the initial training of teachers of Geography in person and at a distance, offered by the Federal University of Pernambuco UFPE. As a result, the importance of the Environmental Education discipline in the initial training of Geography teachers from the perspective of socio-environmental awareness was verified, being inserted in teaching-research-extension projects contributing to science, society and the environment. Finally, the possibility of working on the theme of Environmental Education was seen through the combination of teaching-research-extension-supervised internship.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura) (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Sandra Patrícia Castro Pereira.pdf934,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons