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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49640

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Título: Estratégias lúdicas e investigativas no contexto da sala de aula invertida : aprendendo sobre saúde e educação sexual no ensino médio
Autor(es): ALBUQUERQUE, Filipe Henrique Cabral de
Palavras-chave: Inclusão escolar; Estratégias de saúde; Educação sexual
Data do documento: 22-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALBUQUERQUE, Filipe Henrique Cabral de. Estratégias lúdicas e investigativas no contexto da sala de aula invertida: aprendendo sobre saúde e educação sexual no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: Embora tenhamos o reconhecimento da pertinência e da importância do ensino da saúde e educação sexual ao longo da educação básica por uma vasta literatura sobre o tema, a sua abordagem ainda é marcada por tabus e pautada num ensino tradicional dissociada das questões sociais e emocionais que o acompanham. Diante dessa realidade, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as implicações de uma sequência didática lúdica e investigativa vivenciada no contexto da sala de aula invertida para a aprendizagem e o engajamento de alunos do ensino médio quanto ao tema saúde e educação sexual. A metodologia deste estudo pautou-se na pesquisa qualitativa de caráter descritivo, com resultados apresentados por meio de relato de experiência. A pesquisa teve como unidade empírica a Escola de Referência em Ensino Médio Senador Petrônio Portela, localizada na cidade do Jaboatão dos Guararapes, estado de Pernambuco, em que os sujeitos participantes foram 15 estudantes de uma das turmas de 2o ano do Ensino Médio. A coleta de dados aconteceu através da aplicação de um questionário de caracterização discente, o qual possibilitou a elaboração de uma sequência didática sobre saúde e educação sexual, além do uso da plataforma Padlet como repositório das produções dos estudantes e um diário de bordo docente. Os resultados do estudo demonstraram que as estratégias lúdicas e investigativas, materializadas através de brincadeiras, desafios, estudos de casos e outras situações didáticas, se mostraram eficazes para aumentar o nível de participação dos alunos nas aulas de biologia. A maior parte dos estudantes ou grupos de trabalho receberam conceitos “Excelente” ou “Bom” durante a realização das atividades que buscaram avaliar as aprendizagens conceituais, além de evidenciar a produção de conhecimentos sobre os temas abordados para além do enfoque biomédico. Como produto final deste Trabalho de Conclusão do Mestrado (TCM), foi elaborado um guia para os professores com orientações que podem inspirar outros professores a ressignificar suas práticas ou até mesmo replicar essa propsota de sequência didática lúdica e investigativa para o ensino de questões ligadas à saúde e educação sexual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49640
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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