Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49640

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOTTA, Micheline Barbosa da-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Filipe Henrique Cabral de-
dc.date.accessioned2023-04-11T17:25:11Z-
dc.date.available2023-04-11T17:25:11Z-
dc.date.issued2022-08-22-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Filipe Henrique Cabral de. Estratégias lúdicas e investigativas no contexto da sala de aula invertida: aprendendo sobre saúde e educação sexual no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49640-
dc.description.abstractEmbora tenhamos o reconhecimento da pertinência e da importância do ensino da saúde e educação sexual ao longo da educação básica por uma vasta literatura sobre o tema, a sua abordagem ainda é marcada por tabus e pautada num ensino tradicional dissociada das questões sociais e emocionais que o acompanham. Diante dessa realidade, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as implicações de uma sequência didática lúdica e investigativa vivenciada no contexto da sala de aula invertida para a aprendizagem e o engajamento de alunos do ensino médio quanto ao tema saúde e educação sexual. A metodologia deste estudo pautou-se na pesquisa qualitativa de caráter descritivo, com resultados apresentados por meio de relato de experiência. A pesquisa teve como unidade empírica a Escola de Referência em Ensino Médio Senador Petrônio Portela, localizada na cidade do Jaboatão dos Guararapes, estado de Pernambuco, em que os sujeitos participantes foram 15 estudantes de uma das turmas de 2o ano do Ensino Médio. A coleta de dados aconteceu através da aplicação de um questionário de caracterização discente, o qual possibilitou a elaboração de uma sequência didática sobre saúde e educação sexual, além do uso da plataforma Padlet como repositório das produções dos estudantes e um diário de bordo docente. Os resultados do estudo demonstraram que as estratégias lúdicas e investigativas, materializadas através de brincadeiras, desafios, estudos de casos e outras situações didáticas, se mostraram eficazes para aumentar o nível de participação dos alunos nas aulas de biologia. A maior parte dos estudantes ou grupos de trabalho receberam conceitos “Excelente” ou “Bom” durante a realização das atividades que buscaram avaliar as aprendizagens conceituais, além de evidenciar a produção de conhecimentos sobre os temas abordados para além do enfoque biomédico. Como produto final deste Trabalho de Conclusão do Mestrado (TCM), foi elaborado um guia para os professores com orientações que podem inspirar outros professores a ressignificar suas práticas ou até mesmo replicar essa propsota de sequência didática lúdica e investigativa para o ensino de questões ligadas à saúde e educação sexual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEstratégias de saúdept_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.titleEstratégias lúdicas e investigativas no contexto da sala de aula invertida : aprendendo sobre saúde e educação sexual no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4562154640840748pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3428693442982992pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxAlthough we have the recognition of the relevance and importance of teaching health and sex education throughout basic education by a vast literature on the subject, its approach is still marked by taboos and guided by a traditional teaching dissociated from the social and emotional issues that the accompany. In view of this reality, the present study aimed to analyze the implications of a playful and investigative didactic sequence experienced in the context of the flipped classroom for the learning and engagement of high school students on the topic of health and sex education. The methodology of this study was based on qualitative research with a descriptive character, with results presented through experience reports. The research had as its empirical unit the Senador Petrônio Portela High School Reference School, located in the city of Jaboatão dos Guararapes, state of Pernambuco, in which the participating subjects were 15 students from one of the 2nd year high school classes. Data collection took place through the application of a student characterization questionnaire, which enabled the elaboration of a didactic sequence on health and sexual education, in addition to the use of the Padlet platform as a repository of student productions and a teacher logbook. The results of the study showed that playful and investigative strategies, materialized through games, challenges, case studies and other didactic situations, proved to be effective in increasing the level of student participation in biology classes. Most students or work groups received “Excellent” or “Good” concepts during the activities that sought to evaluate conceptual learning, in addition to highlighting the production of knowledge on the topics addressed beyond the biomedical focus. As a final product of this Master's Final Work (TCM), a guide for teachers was prepared with guidelines that can inspire other teachers to resignify their practices or even replicate this proposal of a playful and investigative didactic sequence for the teaching of issues related to health and sex education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Filipe Henrique Cabral de Albuquerque.pdf4,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons