Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49628
Compartilhe esta página
Título: | Utilização do DNA forense como ferramenta auxiliar na compreensão de temas básicos da genética mendeliana e molecular |
Autor(es): | SILVA, Ânia Patrícia Bevenuto da |
Palavras-chave: | Impressões Digitais de DNA; Genética; Ensino |
Data do documento: | 25-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Ânia Patrícia Bevenuto da. Utilização do DNA forense como ferramenta auxiliar na compreensão de temas básicos da genética mendeliana e molecular. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | O ensino de genética tem se mostrado desafiador, por ser considerado um tema complexo que, muitas vezes, resulta na memorização de conceitos que gerando um distanciamento entre seus conteúdos e as vivências do cotidiano dos estudantes. Tendo em vista esses obstáculos, este estudo objetivou desenvolver uma intervenção didática baseada no ensino por investigação que possa ser empregada como auxiliar no processo de aprendizagem de conceitos de genética. Para tanto, foram envolvidos dez estudantes do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio na Ilha de Itamaracá/PE. As atividades da Sequência Didática Investigativa foram divididas em três etapas: (1) aulas teórica e prática; (2) aulas práticas com a construção e a representação de perfis de DNA fingerprinting, utilizando materiais de baixo custo; e (3) a construção e apresentação pelos estudantes de uma cena de um crime fictício, na qual os discentestiveram o seu dia de peritos criminais. Os resultados obtidos por meio de questionários pré e pós-teste, diário de bordo e falas gravadas possibilitaram inferir que o objetivo do estudo foi alcançado, uma vez que o uso da genética forense, como instrumento de ensino, possibilitou o desenvolvimento de uma postura investigativa, estimulou a reflexão, promoveu o engajamento e a interação entre os conhecimentos obtidos nas aulas teóricas e práticas e consolidou conceitos básicos de genética mendeliana e molecular. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49628 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ânia Patrícia Bevenuto da Silva.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons