Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49628

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGARCIA, José Eduardo-
dc.contributor.authorSILVA, Ânia Patrícia Bevenuto da-
dc.date.accessioned2023-04-11T12:08:19Z-
dc.date.available2023-04-11T12:08:19Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Ânia Patrícia Bevenuto da. Utilização do DNA forense como ferramenta auxiliar na compreensão de temas básicos da genética mendeliana e molecular. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49628-
dc.description.abstractO ensino de genética tem se mostrado desafiador, por ser considerado um tema complexo que, muitas vezes, resulta na memorização de conceitos que gerando um distanciamento entre seus conteúdos e as vivências do cotidiano dos estudantes. Tendo em vista esses obstáculos, este estudo objetivou desenvolver uma intervenção didática baseada no ensino por investigação que possa ser empregada como auxiliar no processo de aprendizagem de conceitos de genética. Para tanto, foram envolvidos dez estudantes do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio na Ilha de Itamaracá/PE. As atividades da Sequência Didática Investigativa foram divididas em três etapas: (1) aulas teórica e prática; (2) aulas práticas com a construção e a representação de perfis de DNA fingerprinting, utilizando materiais de baixo custo; e (3) a construção e apresentação pelos estudantes de uma cena de um crime fictício, na qual os discentestiveram o seu dia de peritos criminais. Os resultados obtidos por meio de questionários pré e pós-teste, diário de bordo e falas gravadas possibilitaram inferir que o objetivo do estudo foi alcançado, uma vez que o uso da genética forense, como instrumento de ensino, possibilitou o desenvolvimento de uma postura investigativa, estimulou a reflexão, promoveu o engajamento e a interação entre os conhecimentos obtidos nas aulas teóricas e práticas e consolidou conceitos básicos de genética mendeliana e molecular.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImpressões Digitais de DNApt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleUtilização do DNA forense como ferramenta auxiliar na compreensão de temas básicos da genética mendeliana e molecularpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3468075574080599pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1672269409156109pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of genetics has been challenging because it is considered a complex topic that often results in the memorization of concepts, generating a gap between its contents and the students' daily experiences. Give this obstacle, this study aimed to develop a didactic intervention based on inquiry-based teaching that can be used as an aid in the process of learning genetic concepts. To this end, a didactic intervention was developed involving ten high school students from a High School Reference School in Ilha de Itamaracá/PE. The activities of the Investigative Didactic Sequence were divided into three stages: (1) theoretical and practical classes; (2) practical classes with the construction and representation of DNA fingerprinting profiles, using low cost materials; and finally, (3) the construction and presentation by the students of a role-playng of a fictitious crime scene, in which the students had their day as a criminal experts. The results obtained through pre and post-test questionnaires, logbook and recorded speeches, allow us to infer that the objective of the study was achieved, since the use of forensic genetics, as a teaching tool, enabled the development of a investigative posture, stimulated reflection, promoted engagement and interaction between the knowledge obtained in theoretical and practical classes, consolidating basic concepts of Mendelian and molecular genetics.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ânia Patrícia Bevenuto da Silva.pdf4,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons