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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49622
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Title: | Efeitos do discurso neoliberal na educação : o projeto de vida como dispositivo pedagógico de formação do sujeito-empresa |
Authors: | SILVA, Andréa Carla Castro e |
Keywords: | Projeto de vida; Dispositivo pedagógico; Formação do sujeito- empresa; Neoliberalismo |
Issue Date: | 9-Mar-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SILVA, Andréa Carla Castro e. Efeitos do discurso neoliberal na educação: o projeto de vida como dispositivo pedagógico de formação do sujeito-empresa. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta tese tem como objeto a emergência do projeto de vida como dispositivo pedagógico para formação do sujeito-empresa. Analisamos a ressignificação dos enunciados sobre projeto de vida em documentos curriculares do novo Ensino Médio e em artefatos culturais – publicitário e pedagógico – sob influência do discurso neoliberal na educação. A partir das conceitualizações de Giorgio Agamben, Pierre Dardot e Christian Laval, Michel Foucault, Sylvio Gadelha, Maurizio Lazzarato, Byung- Chul Han e Nikolas Rose, problematizamos os efeitos da governamentalidade neoliberal na economização e precarização da vida contemporânea e suas implicações na formação de um novo sujeito que se governa a si próprio como um capital, tomando a cultura empresarial como norma e a concorrência como modus operandi em todos os domínios da sua existência, o sujeito-empresa. A repercussão desse fenômeno no campo educacional tem preconizado o fortalecimento de discursos pautados nas noções de aprendizagem ao longo da vida e formação para o empreendedorismo enquanto direcionamentos para as práticas pedagógicas e as políticas curriculares, visando à formação de capital humano flexível, adequado a esse novo modelo social. A pesquisa que deu sustentação à tese foi norteada pela abordagem arqueogenealógica, de Michel Foucault, o que nos possibilitou a análise do projeto de vida como um dispositivo de saber-poder, que opera por meio da disseminação dos discursos produtivista, utilitarista, empreendedor, da empregabilidade e da responsabilização e do uso das técnicas de si nas práticas pedagógicas escolares e culturais, com vistas à subjetivação de valores e condutas empresariais. O corpus de análise investigado reuniu enunciados do campo curricular sobre projetos de vida e técnicas de si acionadas por artefatos pedagógicos. A análise dos enunciados do campo curricular sobre o projeto de vida indicou a valorização da formação de um sujeito autônomo e privado, que se autorresponsabiliza pelos resultados da própria formação, pela sua empregabilidade e pelas condições sociais que marcam a sua vida, considerando que todas elas não fruto de suas próprias escolhas. Por meio da análise do artefato pedagógico mapa da vida, identificamos que a avaliação de si, a narração de si e o empresariamento de si são acionados durante a elaboração dos projetos de vida para incitar os sujeitos a alinhar as suas condutas aos padrões de normatividade estabelecidos pelo mercado. A produção dessas condutas é reforçada pelas práticas pedagógicas culturais, como constatamos a partir da análise da série publicitária “Viver é uma entrega”, que aciona técnicas de autovalorização, de autorresponsabilização e de autonomia em seu público para normalizar as relações de trabalho precarizadas e enaltecer o consumo, valorizando modos de vida pautados na racionalidade neoliberal. A rede discursiva operada por esses elementos interpela os sujeitos da educação dentro e fora do espaço escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49622 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Educação |
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