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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49615

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Title: Olhares afrocentrados para a educação das relações étnico-raciais na formação docente em ciências biológicas
Authors: FAGUNDES, Camila Maria Santiago
Keywords: Currículos; Ciências – Estudo e ensino (Superior); Afrocentrismo – Educação (Superior); Relações étnicas; Relações raciais
Issue Date: 23-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: FAGUNDES, Camila Maria Santiago. Olhares afrocentrados para a educação das relações étnico-raciais na formação docente em ciências biológicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Esta dissertação analisou a importância das discussões acerca das relações étnico- raciais, no curso de licenciatura em ciências biológicas. Este trabalho teve como questão central: como a educação das relações étnico-raciais ocupa marginalidade/centralidade no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da UFPE? O objetivo geral foi: compreender a marginalidade/centralidade da educação das relações étnico-raciais no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da UFPE. A teoria da afrocentricidade foi o eixo epistemológico escolhido, dado o entendimento de que ela evidencia o protagonismo do povo preto promovendo sua autonomia, o que foi consolidado na pesquisa pela utilização de localização, uma das categorias proposta pela teoria e apontada por Asante e Nogueira, referenciados neste texto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e de campo, foi realizada com discentes, docentes e coordenador(a) do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da UFPE campus Recife, a técnica empregada para análise dos dados qualitativos se deu a partir da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2010). Os resultados obtidos confirmaram a hipótese, demonstrando que a temática étnico- racial não possui uma posição de centralidade na matriz curricular do curso. Não observamos na estrutura curricular do curso em Ciências Biológicas debates centrados em torno da temática étnico-racial nas disciplinas obrigatórias e eletivas do curso. Compreendemos que o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas necessita de uma reforma curricular, que implemente no currículo disciplinas obrigatórias que discutam sobre o racismo e papel da ciência na disseminação do mesmo, as relações raciais no Brasil, entre tantos outros aspectos a serem discutidosde extrema relevância para educação e inserindo esses mesmos conteúdos nas disciplinas já pertencentes aos currículos de Ciências Biológicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49615
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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