Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49615

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS, Marcos Alexandre de Melo-
dc.contributor.authorFAGUNDES, Camila Maria Santiago-
dc.date.accessioned2023-04-10T13:55:43Z-
dc.date.available2023-04-10T13:55:43Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Camila Maria Santiago. Olhares afrocentrados para a educação das relações étnico-raciais na formação docente em ciências biológicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49615-
dc.description.abstractEsta dissertação analisou a importância das discussões acerca das relações étnico- raciais, no curso de licenciatura em ciências biológicas. Este trabalho teve como questão central: como a educação das relações étnico-raciais ocupa marginalidade/centralidade no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da UFPE? O objetivo geral foi: compreender a marginalidade/centralidade da educação das relações étnico-raciais no curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da UFPE. A teoria da afrocentricidade foi o eixo epistemológico escolhido, dado o entendimento de que ela evidencia o protagonismo do povo preto promovendo sua autonomia, o que foi consolidado na pesquisa pela utilização de localização, uma das categorias proposta pela teoria e apontada por Asante e Nogueira, referenciados neste texto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e de campo, foi realizada com discentes, docentes e coordenador(a) do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da UFPE campus Recife, a técnica empregada para análise dos dados qualitativos se deu a partir da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2010). Os resultados obtidos confirmaram a hipótese, demonstrando que a temática étnico- racial não possui uma posição de centralidade na matriz curricular do curso. Não observamos na estrutura curricular do curso em Ciências Biológicas debates centrados em torno da temática étnico-racial nas disciplinas obrigatórias e eletivas do curso. Compreendemos que o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas necessita de uma reforma curricular, que implemente no currículo disciplinas obrigatórias que discutam sobre o racismo e papel da ciência na disseminação do mesmo, as relações raciais no Brasil, entre tantos outros aspectos a serem discutidosde extrema relevância para educação e inserindo esses mesmos conteúdos nas disciplinas já pertencentes aos currículos de Ciências Biológicas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectCiências – Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectAfrocentrismo – Educação (Superior)pt_BR
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.titleOlhares afrocentrados para a educação das relações étnico-raciais na formação docente em ciências biológicaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coREIS, Maria Conceição dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3522614400225444pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8046533153531261pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxHis dissertation analyzed the importance of discussions about ethnic-racial relationsin the degree course in biological sciences. This dissertation had as its centralquestion: how does the education of ethnic-racial relations occupy marginality/centrality in the degree course of Biological Sciences at UFPE? The general objective was: to understand the marginality/centrality of the education of ethnic-racial relations in the Biological Sciences degree course at UFPE. The theory of Afrocentricity was the epistemological axis chosen, given the understanding that it evidences the protagonism of the black people promoting their autonomy, which was consolidated in the research by the use of location, one of the categories proposed bythe theory and pointed out by Asante and Nogueira, referenced in this text. This is anexploratory and field research with a qualitative approach, it was carried out with students, professors and coordinator of the Biological Sciences Degree course at UFPE campus Recife, the technique used to analyze the qualitative data was based on of Content Analysis, according to Bardin (2010). The results obtained confirmed the hypothesis, demonstrating that the ethnic-racial theme does not have a central position in the curriculum of the course. In the curricular structure of the Biological Sciences course, we did not observe debates centered around the ethnic-racial theme in the compulsory and elective subjects of the course. We understand that the Licentiate in Biological Sciences course needs a curricular reform, which implements in the curriculum mandatory subjects that discuss racism and the role of science in its dissemination, racial relations in Brazil, among many other aspects to be discussed extremely relevance for education and inserting these same contents in subjects already belonging to the Biological Sciences curricula.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7351422483583281pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Camila Maria Santiago Fagundes.pdf1,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons