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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49594
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Título : | O ressoar da fé no processo de formação humana : desvelamentos sobre o caminho de aquisição e de afirmação de uma fé própria em Martin Buber |
Autor : | LIRA, Ana Gregória de |
Palabras clave : | Fé própria; Formação humana; Martin Buber |
Fecha de publicación : | 3-nov-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | LIRA, Ana Gregória de. O ressoar da fé no processo de formação humana: desvelamentos sobre o caminho de aquisição e de afirmação de uma fé própria em Martin Buber. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O contexto no qual se desenvolveu a presente pesquisa foi marcado por várias questões que dizem respeito à prática cotidiana e atual dos educadores: como não sucumbir diante da caótica realidade educacional? Em que sentido a ação educativa tem contribuído com a formação humana dos educandos? O que possibilita aos educadores acreditarem nas potencialidades dos seus educandos? Em um primeiro entendimento, talvez fosse a fé o elemento a possibilitar a persistência em favor da formação humana de seus educandos. À época, entendia-se a fé como uma fagulha de luz que ilumina uma ação humana vívida, ou seja, um possível elo entre nossos valores propriamente humanos e nossas ações. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa buscou indicar um tipo de fé que fomente o processo singular e único de conquista do sentido da vida de cada Ser humano e que possibilite ao pensamento pedagógico uma abordagem do desenvolvimento integral do educando, buscando compreender as formas de aquisição e de afirmação dessa fé ao longo do percurso existencial. Para tanto, a base metodológica foi elaborada a partir de quatro perspectivas: a hermenêutica, a fenomenologia, a teoria da multidimensionalidade de Ferdinand Röhr e a essência relacional que marca a filosofia de Martin Buber. Assim, chegou-se à elaboração da lente metodológica hermenêutica- fenomenológica-multidimensional-relacional. Aliada a essa lente, foi feita a escolha de Buber como principal teórico a iluminar o caminho de pesquisa. Através do estudo de algumas obras e da biografia desse filósofo, desvelou-se um tipo de fé própria a habitar o íntimo de cada homem e que o conecta com o seu Ser mais profundo. Na busca por desvelar a fé própria de Buber, resgataram-se quatorze momentos, ou fotografias, de sua vida, relacionando-as às suas obras. Derivou desse movimento a percepção de que a fé própria de Buber foi sendo desvelada a partir de relações autênticas que ele estabeleceu com algumas pessoas, as quais podem ser consideradas como educadoras, visto que elas fortaleceram as forças atualizadoras/formativas de Buber e, consequentemente, contribuíram para o desenvolvimento de sua integralidade. Através da atitude educadora dessas pessoas, cada qual com sua forma singular, Buber acabou por ter os seus próprios valores humanos suscitados e, consequentemente, passou a adquirir uma fé própria. Isso não se deu através de um processo persuasivo ou impositivo. Então, se a presença de pessoas educadoras na vida de Buber foi de suma relevância para sua formação humana e para a aquisição de sua fé própria, depreende-se que a afirmação dessa fé, ao longo da vida de Buber, e a consequente abertura dele para o estabelecimento de relações autênticas, também possibilitaram a outras pessoas seguirem o caminho de aquisição de uma fé própria e de seus desenvolvimentos humanos. Assim, as reflexões suscitadas indicam que a fé própria precisa ser conquistada por cada homem de forma singular. Dentro desses horizontes, chegou- se ao desvelamento de que os processos de formação humana e de aquisição de uma fé própria fazem parte de um mesmo movimento e que o educador carrega consigo uma grande responsabilidade dentro desse processo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49594 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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