Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49495
Share on
Title: | O ato de ensinar LIBRAS remotamente: recursos metodológicos para turmas de surdos e para turmas de ouvintes |
Authors: | FERREIRA, Beatriz de Oliveira FREITAS, Leonardo Magnum dos Santos |
Keywords: | Libras; Metodologia de ensino; Ouvintes; Surdos; Tecnologia |
Issue Date: | 19-Oct-2022 |
Citation: | FERREIRA, Beatriz de Oliveira; FREITAS, Leonardo Magnum dos S. O Ato de ensinar LIBRAS remotamente: Recursos metodológicos para turmas de surdos e para turmas de ouvintes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Libras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | No campo das licenciaturas, o ato de ensinar, é sempre discutido pelos docentes no decorrer do curso, quer seja de qualquer disciplina, inclusive com a Libras. Essa pauta nunca se esgota, logo que, percebendo que, enquanto a sociedade muda, mudam os comportamentos, as políticas, as formas de pensar e, consequentemente, a maneira como reconhecemos o processo de ensino-aprendizagem. Um reflexo desse processo de mudanças no ato de ensinar ainda está sendo sentido, modificado e teorizado nesse período da pandemia de Covid-19 (SARS-CoV-2) e as suas variantes. Essa percepção quando as mudanças são percebidas a partir da não-funcionalidade e/ou não-efetivação da relação metodológica deu margem para essa pesquisa em que relaciona os desafios metodológicos no ensino de Libras para Surdos enquanto L1 e para ouvintes enquanto L2. Compreendendo também que nessa relação estamos atravessados pela revolução tecnológica, 4.0 – termo utilizado pela primeira vez pelo governo alemão na feira de Hannover em 2011 – e que trouxe novos desafios para professores, alunos Surdos e alunos ouvintes para além do método aplicado com a finalidade do ensino-aprendizagem dos conteúdos relacionados a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O interesse na temática em meio ao período da pandemia trouxe inquietudes que justificam a escolha do tema. Devido as transformações sociais, políticas, econômicas e outros; o cenário metodológico também se transforma, fazendo com que o assunto não se esgote ou fique saturado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49495 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Libras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tcc Beatriz de Oliveira Ferreira e Leonardo Magnum dos Santos Freitas.pdf | 721,46 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License