Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49495
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Ana Cláudia Barbosa de Lima | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Beatriz de Oliveira | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Leonardo Magnum dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T15:33:26Z | - |
dc.date.available | 2023-03-27T15:33:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-27 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Beatriz de Oliveira; FREITAS, Leonardo Magnum dos S. O Ato de ensinar LIBRAS remotamente: Recursos metodológicos para turmas de surdos e para turmas de ouvintes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Libras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49495 | - |
dc.description.abstract | No campo das licenciaturas, o ato de ensinar, é sempre discutido pelos docentes no decorrer do curso, quer seja de qualquer disciplina, inclusive com a Libras. Essa pauta nunca se esgota, logo que, percebendo que, enquanto a sociedade muda, mudam os comportamentos, as políticas, as formas de pensar e, consequentemente, a maneira como reconhecemos o processo de ensino-aprendizagem. Um reflexo desse processo de mudanças no ato de ensinar ainda está sendo sentido, modificado e teorizado nesse período da pandemia de Covid-19 (SARS-CoV-2) e as suas variantes. Essa percepção quando as mudanças são percebidas a partir da não-funcionalidade e/ou não-efetivação da relação metodológica deu margem para essa pesquisa em que relaciona os desafios metodológicos no ensino de Libras para Surdos enquanto L1 e para ouvintes enquanto L2. Compreendendo também que nessa relação estamos atravessados pela revolução tecnológica, 4.0 – termo utilizado pela primeira vez pelo governo alemão na feira de Hannover em 2011 – e que trouxe novos desafios para professores, alunos Surdos e alunos ouvintes para além do método aplicado com a finalidade do ensino-aprendizagem dos conteúdos relacionados a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O interesse na temática em meio ao período da pandemia trouxe inquietudes que justificam a escolha do tema. Devido as transformações sociais, políticas, econômicas e outros; o cenário metodológico também se transforma, fazendo com que o assunto não se esgote ou fique saturado. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ouvintes | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | O ato de ensinar LIBRAS remotamente: recursos metodológicos para turmas de surdos e para turmas de ouvintes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5327432846770332 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Libras | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Libras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc Beatriz de Oliveira Ferreira e Leonardo Magnum dos Santos Freitas.pdf | 721,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons