Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49467

Compartilhe esta página

Título: Percepções de estudantes de pedagogia enquanto Apoio Pedagógico de alunos com deficiência
Autor(es): VIEIRA, Carlos Adriano Silva
COUTINHO, Mariana Silva
Palavras-chave: Curso de pedagogia; Estágio não obrigatório; Desafios durante o estágio; Educação inclusiva; Formação docente
Data do documento: 27-Out-2022
Abstract: Essa pesquisa buscou investigar como o estágio não obrigatório é vivenciado pelos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), quanto ao apoio a alunos com deficiência em sala de aula regular, além de apresentar os pontos de vista dos acadêmicos acerca da inclusão no espaço escolar. Destaca-se dentre os objetivos da pesquisa investigar os sentimentos dos estudantes do curso de Pedagogia da UFPE enquanto apoio pedagógico de alunos com deficiência. Para a construção desse artigo foi feita uma pesquisa qualitativa e os dados desta pesquisa foram obtidos por meio de questionário eletrônico com informações que ressaltam a importância do estágio não obrigatório, a realidade da formação docente bem como os desafios encontrados por esses alunos em processo de formação docente voltados à educação inclusiva. A pesquisa está pautada a partir do conceito de Educação Inclusiva apoiados em autores como Silva (2013) e Sassaki (2002; 2006) e em documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB/1996 e a Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018). A partir da análise percebemos que o contexto da educação inclusiva ainda possui discrepâncias no que diz respeito à teoria e à prática, bem como no que se é almejado. Destaca-se ainda que na própria prática docente não são encontrados bons exemplos de práticas inclusivas, o que dificulta diretamente a atuação do estagiário e sua formação profissional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49467
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepcoes de estudantes de pedagogia enquanto apoio pedagogico de alunos com deficiencia.pdf522,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons