Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49467
Compartilhe esta página
Título: | Percepções de estudantes de pedagogia enquanto Apoio Pedagógico de alunos com deficiência |
Autor(es): | VIEIRA, Carlos Adriano Silva COUTINHO, Mariana Silva |
Palavras-chave: | Curso de pedagogia; Estágio não obrigatório; Desafios durante o estágio; Educação inclusiva; Formação docente |
Data do documento: | 27-Out-2022 |
Abstract: | Essa pesquisa buscou investigar como o estágio não obrigatório é vivenciado pelos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), quanto ao apoio a alunos com deficiência em sala de aula regular, além de apresentar os pontos de vista dos acadêmicos acerca da inclusão no espaço escolar. Destaca-se dentre os objetivos da pesquisa investigar os sentimentos dos estudantes do curso de Pedagogia da UFPE enquanto apoio pedagógico de alunos com deficiência. Para a construção desse artigo foi feita uma pesquisa qualitativa e os dados desta pesquisa foram obtidos por meio de questionário eletrônico com informações que ressaltam a importância do estágio não obrigatório, a realidade da formação docente bem como os desafios encontrados por esses alunos em processo de formação docente voltados à educação inclusiva. A pesquisa está pautada a partir do conceito de Educação Inclusiva apoiados em autores como Silva (2013) e Sassaki (2002; 2006) e em documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB/1996 e a Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018). A partir da análise percebemos que o contexto da educação inclusiva ainda possui discrepâncias no que diz respeito à teoria e à prática, bem como no que se é almejado. Destaca-se ainda que na própria prática docente não são encontrados bons exemplos de práticas inclusivas, o que dificulta diretamente a atuação do estagiário e sua formação profissional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49467 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percepcoes de estudantes de pedagogia enquanto apoio pedagogico de alunos com deficiencia.pdf | 522,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons