Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49467
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, Neferson Barbosa da Silva | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Carlos Adriano Silva | - |
dc.contributor.author | COUTINHO, Mariana Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-23T20:14:41Z | - |
dc.date.available | 2023-03-23T20:14:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49467 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa buscou investigar como o estágio não obrigatório é vivenciado pelos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), quanto ao apoio a alunos com deficiência em sala de aula regular, além de apresentar os pontos de vista dos acadêmicos acerca da inclusão no espaço escolar. Destaca-se dentre os objetivos da pesquisa investigar os sentimentos dos estudantes do curso de Pedagogia da UFPE enquanto apoio pedagógico de alunos com deficiência. Para a construção desse artigo foi feita uma pesquisa qualitativa e os dados desta pesquisa foram obtidos por meio de questionário eletrônico com informações que ressaltam a importância do estágio não obrigatório, a realidade da formação docente bem como os desafios encontrados por esses alunos em processo de formação docente voltados à educação inclusiva. A pesquisa está pautada a partir do conceito de Educação Inclusiva apoiados em autores como Silva (2013) e Sassaki (2002; 2006) e em documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB/1996 e a Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018). A partir da análise percebemos que o contexto da educação inclusiva ainda possui discrepâncias no que diz respeito à teoria e à prática, bem como no que se é almejado. Destaca-se ainda que na própria prática docente não são encontrados bons exemplos de práticas inclusivas, o que dificulta diretamente a atuação do estagiário e sua formação profissional. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Curso de pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Estágio não obrigatório | pt_BR |
dc.subject | Desafios durante o estágio | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Percepções de estudantes de pedagogia enquanto Apoio Pedagógico de alunos com deficiência | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9990071374729795 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percepcoes de estudantes de pedagogia enquanto apoio pedagogico de alunos com deficiencia.pdf | 522,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons