Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49420

Share on

Title: A importância da contabilidade ambiental e a abordagem do tema nas instituições de ensino superior do Recife
Authors: OLIVEIRA, Jessyka Ingrid Magno de
Keywords: Contabilidade; Contabilidade ambiental; Ensino; Meio ambiente
Issue Date: 8-Nov-2022
Citation: OLIVEIRA, Jessyka Ingrid Magno de. A importância da contabilidade ambiental e a abordagem do tema nas instituições de ensino superior do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o ensino do tema contabilidade ambiental, do curso de Ciências Contábeis – modalidade presencial, nas Instituições de Ensino Superior do Recife/PE. Tendo em vista o aumento do interesse da sociedade na preservação do meio ambiente e da pressão sofrida pelas entidades em relação à responsabilidade social, a pesquisa procura identificar se os futuros contadores estão preparados para lidar com as variáveis ambientais, usando como base o ensino da disciplina “contabilidade ambiental” e semelhantes. A cidade do Recife possui 46 Instituições de Ensino das quais apenas 17 ofertam o curso de Ciências Contábeis. A análise foi feita através da comparação dos dados relacionados ao tema entre as instituições, como: 1. Pesquisar se existe oferta de alguma disciplina relacionada ao tema Contabilidade Ambiental? 2. Pesquisar se a disciplina é de caráter eletivo ou obrigatório? Todos os dados foram coletados diretamente dos sites das Instituições e são públicos. Foi possível constatar que 65% dos cursos de Ciências Contábeis do Recife possuem disciplinas obrigatórias e/ou eletivas voltadas para o tema da contabilidade ambiental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49420
Appears in Collections:(TCC) - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Jessyka Ingrid Magno de Olivera.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons