Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49420

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA FILHO, Miguel Lopes de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Jessyka Ingrid Magno de-
dc.date.accessioned2023-03-21T17:39:59Z-
dc.date.available2023-03-21T17:39:59Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.date.submitted2023-03-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jessyka Ingrid Magno de. A importância da contabilidade ambiental e a abordagem do tema nas instituições de ensino superior do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49420-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar o ensino do tema contabilidade ambiental, do curso de Ciências Contábeis – modalidade presencial, nas Instituições de Ensino Superior do Recife/PE. Tendo em vista o aumento do interesse da sociedade na preservação do meio ambiente e da pressão sofrida pelas entidades em relação à responsabilidade social, a pesquisa procura identificar se os futuros contadores estão preparados para lidar com as variáveis ambientais, usando como base o ensino da disciplina “contabilidade ambiental” e semelhantes. A cidade do Recife possui 46 Instituições de Ensino das quais apenas 17 ofertam o curso de Ciências Contábeis. A análise foi feita através da comparação dos dados relacionados ao tema entre as instituições, como: 1. Pesquisar se existe oferta de alguma disciplina relacionada ao tema Contabilidade Ambiental? 2. Pesquisar se a disciplina é de caráter eletivo ou obrigatório? Todos os dados foram coletados diretamente dos sites das Instituições e são públicos. Foi possível constatar que 65% dos cursos de Ciências Contábeis do Recife possuem disciplinas obrigatórias e/ou eletivas voltadas para o tema da contabilidade ambiental.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectContabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleA importância da contabilidade ambiental e a abordagem do tema nas instituições de ensino superior do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4947873978185211pt_BR
dc.description.abstractxThis research has as general objective to analyze the teaching of the environmental accounting theme, of the Accounting Sciences course – presential modality, in the Higher Education Institutions of Recife/PE. In view of the increasing interest of society in preserving the environment, and the pressure suffered by entities in relation to social responsibility, this research seeks to identify whether future accountants are prepared to deal with environmental variables, using as a basis the teaching of discipline “environmental accounting” or other similar subject. Recife has 46 Teaching Institutions, of which only 17 offer the Accounting Sciences course. The analysis was carried out by comparing the data related to the topic between the institutions, such as: 1. Is there an offer of any discipline related to the topic Environmental Accounting? 2. Is the discipline elective or mandatory? All data were collected directly from the Institutions' websites and are public. It was possible to verify that 65% of the Accounting Sciences courses in Recife have a discipline focused on the theme of environmental accounting.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jessyka Ingrid Magno de Olivera.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons