Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49393

Compartilhe esta página

Título: Proposta de proteção superficial sustentável de encostas e sua aplicação no ensino de Geografia
Autor(es): OLIVEIRA, Igor Gustavo Ferreira de
Palavras-chave: Escorregamentos; Fatores Condicionantes; Mecanismo de proteção de encostas; Proposta de ensino; Jaboatão dos Guararapes-PE
Data do documento: 8-Jul-2022
Citação: OLIVEIRA, Igor Gustavo Ferreira de. Proposta de proteção superficial sustentável de encostas e sua aplicação no ensino de Geografia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Devido ao histórico do rápido crescimento populacional na Região Metropolitana do Recife (RMR), áreas naturalmente suscetíveis a ocorrência de escorregamentos fora sendo ocupadas de forma espontânea e sem nenhum tipo de planejamento, moradias com ausência de infraestrutura básica, vulneráveis e edificadas em encostas antropizadas, ampliam a frequência com que os acidentes provocados por escorregamentos ocorrem atualmente, ocasionando perdas econômicas e sociais. Diante deste cenário, o presente trabalho buscou produzir e aplicar um mecanismo sustentável e de baixo custo com o objetivo de produzir uma proteção da superfície da encosta, inibindo contra os processos erosivos, diminuição da saturação do solo, e consequentemente promovendo maior estabilidade à vertente. A seleção da área piloto para aplicação do mecanismo se deu inicialmente a partir da elaboração do inventário de escorregamentos com base no recorte temporal de 2013 à 2018 no bairro do Curado, município de Jaboatão dos Guararapes (RMR-PE), que sobrepostos aos mapas topográficos e pedológicos foram calculados o índice Frequência de Distribuição (FD) e do índice Concentração de Escorregamentos (CE), definindo a partir desses parâmetros a escolha do local mais suscetível aos processos para aplicação da placa de proteção, onde por 13 semanas foram coletados dados progressivos para comprovação da eficiência do mecanismo. Ademais, propomos neste trabalho a aplicação de um plano de ensino direcionado para a rede básica de educação. Sua aplicabilidade é dividida em aulas teóricas direcionadas aos conceitos sobre a dinâmica de encostas e compressão dos processos de escorregamentos a partir dos condicionantes topográficos e antrópicos, assim como da funcionalidade do mecanismo de proteção superficial, e aulas práticas sob utilização de confecção de maquetes como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem da temática. Os resultados e produtos obtidos na presente pesquisa poderão ser utilizados pelo poder público no alcance a sociedade, visando uma maior acurácia na prevenção, monitoramento e redução dos riscos, mediante a aplicação ou aprimoramento da placa de proteção em pesquisas futuras, práticas de ensino de geografia física direcionadas a educação básica, que auxiliarão na identificação de áreas de riscos e ações mitigadoras aos processos de escorregamentos, sobretudo em áreas urbanas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49393
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Igor Gustavo Ferreira de Oliveira.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons