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Título: Abordagem do racismo nas práticas docentes em escola do campo nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise pós-colonial
Autor(es): ADELINO, Cícero Severino
Palavras-chave: Educação – relações étnicas; Educação – Relações raciais; Prática de ensino - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Data do documento: 15-Dez-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ADELINO, Cícero Severino. Abordagem do racismo nas práticas docentes em escola do campo nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise pós-colonial. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Esta dissertação se propõe a discutir sobre as práticas docentes de enfretamento ao racismo em uma escola campesina no município de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Tendo em vista que o contexto histórico-social em que se formou a sociedade brasileira foi/é marcado pelas relações de poder, essas relações assimétricas de poder, o grupo representado pelos ocidentais (homens brancos-heterossexuais-cristãos-europeus) se autodenominou como superior a outros povos e culturas não ocidentais (indígenas, asiáticos, negros). Tais relações foram/são fundadas na racialização e racionalização, o que contribuiu para marginalizar, subalternizar e oprimir a população negra que foi forçada a deixar seu lugar de origem (África) para viver em condições desumanas sob o regime da escravização por mais de três séculos e meio. Após a abolição da escravidão foram deixados à própria sorte, sem que o Estado apresentasse políticas públicas para sua integração social. Assim, tendo que enfrentar a falta de moradia, de oportunidades de emprego, a discriminação, o preconceito, a violência e o genocídio, estes se uniram através de movimentos sociais negros para reivindicar o direito à existência, à humanização. Desse modo, é promulgada a Lei 10.639/2003 que, aliada a outros mecanismos legais, anteriores e posteriores à esta lei, como o Plano Nacional de Educação (PNE), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), tentam assegurar o direito às novas gerações conhecer características positivas sobre os povos de origem africana e afro-brasileira. Nesse sentido, se faz necessário pensar em outras formas de educação que contemplem, valorizem e respeitem a diversidade e a diferença. A partir destas questões, adotamos como aporte teórico os Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos que denunciam e propõem alternativas para romper com as amarras da colonialidade. Desse modo, autores como Quijano (2000-2005-2010); Mignolo (2007-2008- 2009); Grosfoguel (2012-2016); Munanga (2003-2015); Gomes (2007-2012-2013), entre outros, nos ajudam a pensar sobre a interseccionalidade das opressões e formas outras para superá-las. Sob este prisma, temos como objetivo geral: compreender como professores(as), através de suas práticas docentes, abordam o racismo em sala de aula em uma escola campesina no município de Santa Cruz do Capibaribe-PE. E como objetivos específicos: 1) identificar as concepções de racismo do(a) professor(a) que atua em escola campesina; 2) identificar as manifestações de racismo em sala de aula e 3) caracterizar as práticas docentes de enfrentamento/combate ao racismo. Nesse intuito, utilizamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) como procedimento metodológico, uma vez que essa técnica pode ser aplicada no tratamento dos dados em vários tipos de pesquisas científicas. Assim, a análise dos dados revelou que esta pesquisa avançou na abordagem da temática ao apresentar uma faixa etária distinta das pesquisas anteriores. Além de se configurar como uma produção pioneira ao tratar sobre a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais e enfretamento ao racismo no município, contribuindo para pensarmos em prol de uma sociedade e de uma educação mais equânime.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49387
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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