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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49362

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Title: O Banco Mundial e a educação superior na América Latina : mapeamento de documentos e eixos articuladores de políticas
Authors: SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva
Keywords: América Latina; Educação superior; Grupo Banco Mundial; Pesquisa documental
Issue Date: 25-Oct-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva. O Banco Mundial e a educação superior na América Latina: mapeamento de documentos e eixos articuladores de políticas. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A participação dos Organismos Internacionais em temas correlatos à educação, vem ganhando força e destaque no cenário das pesquisas do campo da política educacional, do planejamento e da gestão da educação. Dentre esses organismos, o Grupo Banco Mundial (BM) é o que mais tem movimentado financiamento em suas intervenções em matéria educativa, figurando como um ator relevante do campo da educação superior, em especial frente aos seus Estados-membros latino-americanos. Por este motivo, esse estudo teve como objetivo analisar os documentos do BM voltados ao campo da educação superior, enfatizando sua proposta de atuação para os Estados da América Latina. Como delineamento metodológico, no plano epistemológico, a Teoria da Ação Social (BOURDIEU, 2004, 2013a) serviu como pano de fundo para a concepção da educação superior como um campo de (e em) disputas em torno de sua reconfiguração. Quanto ao plano da técnica, lançou-se mão da pesquisa documental e da Análise de Conteúdo, para a criação e inferência de categorias baseadas no aspecto semântico dos textos objeto do estudo (MORAES, 1999; BARDIN, 2011). O marco temporal para a busca por documentos disponibilizados e de responsabilidade do BM que tratassem de orientações para o campo da educação superior, foi o período de 1944 a 2019, para que fosse possível a compreensão da origem de suas atuações. Se constatou que ao longo desse período, o BM passou por diversas reformas, que tenderam sempre à reificação do sistema capitalista como um norte para as suas tomadas de decisão nos mais diferentes Estados-membros que dele fazem parte. Daí, então, como principal resultado auferido nessa tese, está a proposta de consideração da existência de documentos mundiais e de documentos regionais, de onde emanam as orientações deste organismo internacional para os seus Estados-membros. Por meio da Análise de Conteúdo, as inferências semânticas nos documentos evidenciaram que as incursões bancomundialescas voltadas ao campo educação superior da América Latina tangem à gestão, ao financiamento, à certificação, à avaliação comparativa entre os sistemas de ensino superior e aos recursos materiais e humanos do referido campo. Não obstante a isso, os documentos tensionam reordenamentos jurídico-normativos para a regulação da educação superior em seus Estados-membros, a reestruturação geopolítica mundial dos investimentos em pesquisa científica de cada um deles, a mudança de perspectiva sobre os sentidos da educação superior e, não menos importante, um novo modo de funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES) de caráter universitário. Por fim, a tese defendida é a de que: para a compreensão pormenorizada e analiticamente coerente dos posicionamentos do BM no campo da educação superior da América Latina, se faz necessário considerar, de maneira escalonada e relacional, aqueles que aqui são denominados de documentos mundiais e de documentos regionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49362
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação

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