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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49357
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Título : | Intervenção educativa com profissionais de saúde sobre desenvolvimento infantil : articulação com o referencial do letramento em saúde |
Autor : | LUZ, Rayara Medeiros Duarte |
Palabras clave : | Desenvolvimento Infantil; Letramento em Saúde; Educação em Saúde; Pessoal de Saúde; Atenção Primária à Saúde |
Fecha de publicación : | 3-feb-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Luz, Rayara Medeiros Duarte. Intervenção educativa com profissionais de saúde sobre desenvolvimento infantil : articulação com o referencial do letramento em saúde. 2023. Dissertação (Mrestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | A primeira infância é um período de inúmeros processos na vida de uma criança na aquisição de competências nos domínios social, emocional, cognitivo, motor e linguagem. Os pais/mães/cuidadores devem apoiar e fornecer estímulos durante o desenvolvimento dos filhos, proporcionando um ambiente favorável à sua progressão de habilidades, isso inclui estabelecer relações afetivas e interações positivas entre pais-filhos, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas, entre outros. Os profissionais de saúde da atenção primária são atores essenciais para orientar e conduzir os pais/mães/cuidadores durante esse processo, por meio de visitas domiciliares, consultas de puericultura e atividades educativas em grupo. O objetivo do estudo foi analisar uma intervenção educativa com profissionais de saúde da atenção primária sobre promoção do desenvolvimento infantil, a partir do referencial do letramento em saúde. Trata- se de um estudo de intervenção, com uma abordagem qualitativa, a partir dos requisitos da pesquisa participativa em saúde. Os participantes foram profissionais de saúde que atuam na vigilância à saúde da criança, na atenção primária à saúde, no município de Passira - Pernambuco. O estudo foi desenvolvido por meio de quatro etapas: 1) Revisão da literatura; 2) Planejamento da intervenção educativa; 3) Implementação da intervenção educativa; 4) Avaliação do processo formativo. A revisão, na modalidade de revisão integrativa, serviu de apoio para o planejamento da ação. O planejamento da intervenção pautou-se em metodologias ativas para envolvimento dos atores sociais no processo de ensino-aprendizagem e na aplicação de conhecimentos envolvendo as dimensões do letramento em saúde (acesso, compreensão, avaliação e aplicação). A implementação ocorreu por meio de workshops com vivências dos participantes e conteúdos novos para aplicação na realidade de trabalho. A avaliação da intervenção ocorreu durante a intervenção e após o seu término. A coleta de dados se deu a partir das narrativas dos participantes de forma espontânea e guiada por perguntas que mobilizaram a participação, além de observação das atividades no ambiente de trabalho. Para análise dos dados, seguiu-se as etapas propostas por Yin: composição da base de dados, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. No processo de codificação foi utilizado o programa Atlas.ti (versão 8.0). A intervenção educativa alcançou resultados positivos na formação dos profissionais de saúde, a partir de mudanças nos conhecimentos, habilidades e atitudes na prática assistencial à pais/mães/cuidadores e crianças com foco no desenvolvimento infantil e pautada nos pressupostos do letramento em saúde, como demonstrações práticas, uso de materiais escritos e uma comunicação mais empática. Foi identificado após análise o aumento no repertório de ações a serem aplicadas no contexto de cuidado às crianças na atenção primária, maior uso e atenção à caderneta de saúde da criança como instrumento para o letramento das famílias, utilização de estratégias de comunicação simples, desenvolvimento de atividades que favorecem e promovem o desenvolvimento da criança, como brincadeiras apropriadas para a idade, cuidados nutritivos e imunização oportuna. A intervenção educativa trouxe impactos positivos na construção de conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais de saúde, conclui-se a importância da pesquisa na contribuição com a educação permanente em saúde. Espera-se que resultados secundários sejam obtidos, que as comunidades assistidas sejam favorecidas por meio da assistência dos profissionais. É pertinente realizar novas pesquisas para identificar se os conhecimentos construídos irão se manter a longo prazo e de que forma irá repercutir no desenvolvimento infantil. Intenta-se ao fato de desenvolver mais intervenções educativas que compreenda a educação permanente em saúde e o contexto de trabalho dos profissionais de forma a atender as necessidades advindas e resolver problemas que abarquem o processo de trabalho na atenção primária à saúde. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49357 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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