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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORIOLANO-MARINUS, Maria Wanderleya do Lavor-
dc.contributor.authorLUZ, Rayara Medeiros Duarte-
dc.date.accessioned2023-03-15T15:58:58Z-
dc.date.available2023-03-15T15:58:58Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationLuz, Rayara Medeiros Duarte. Intervenção educativa com profissionais de saúde sobre desenvolvimento infantil : articulação com o referencial do letramento em saúde. 2023. Dissertação (Mrestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49357-
dc.description.abstractA primeira infância é um período de inúmeros processos na vida de uma criança na aquisição de competências nos domínios social, emocional, cognitivo, motor e linguagem. Os pais/mães/cuidadores devem apoiar e fornecer estímulos durante o desenvolvimento dos filhos, proporcionando um ambiente favorável à sua progressão de habilidades, isso inclui estabelecer relações afetivas e interações positivas entre pais-filhos, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas, entre outros. Os profissionais de saúde da atenção primária são atores essenciais para orientar e conduzir os pais/mães/cuidadores durante esse processo, por meio de visitas domiciliares, consultas de puericultura e atividades educativas em grupo. O objetivo do estudo foi analisar uma intervenção educativa com profissionais de saúde da atenção primária sobre promoção do desenvolvimento infantil, a partir do referencial do letramento em saúde. Trata- se de um estudo de intervenção, com uma abordagem qualitativa, a partir dos requisitos da pesquisa participativa em saúde. Os participantes foram profissionais de saúde que atuam na vigilância à saúde da criança, na atenção primária à saúde, no município de Passira - Pernambuco. O estudo foi desenvolvido por meio de quatro etapas: 1) Revisão da literatura; 2) Planejamento da intervenção educativa; 3) Implementação da intervenção educativa; 4) Avaliação do processo formativo. A revisão, na modalidade de revisão integrativa, serviu de apoio para o planejamento da ação. O planejamento da intervenção pautou-se em metodologias ativas para envolvimento dos atores sociais no processo de ensino-aprendizagem e na aplicação de conhecimentos envolvendo as dimensões do letramento em saúde (acesso, compreensão, avaliação e aplicação). A implementação ocorreu por meio de workshops com vivências dos participantes e conteúdos novos para aplicação na realidade de trabalho. A avaliação da intervenção ocorreu durante a intervenção e após o seu término. A coleta de dados se deu a partir das narrativas dos participantes de forma espontânea e guiada por perguntas que mobilizaram a participação, além de observação das atividades no ambiente de trabalho. Para análise dos dados, seguiu-se as etapas propostas por Yin: composição da base de dados, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. No processo de codificação foi utilizado o programa Atlas.ti (versão 8.0). A intervenção educativa alcançou resultados positivos na formação dos profissionais de saúde, a partir de mudanças nos conhecimentos, habilidades e atitudes na prática assistencial à pais/mães/cuidadores e crianças com foco no desenvolvimento infantil e pautada nos pressupostos do letramento em saúde, como demonstrações práticas, uso de materiais escritos e uma comunicação mais empática. Foi identificado após análise o aumento no repertório de ações a serem aplicadas no contexto de cuidado às crianças na atenção primária, maior uso e atenção à caderneta de saúde da criança como instrumento para o letramento das famílias, utilização de estratégias de comunicação simples, desenvolvimento de atividades que favorecem e promovem o desenvolvimento da criança, como brincadeiras apropriadas para a idade, cuidados nutritivos e imunização oportuna. A intervenção educativa trouxe impactos positivos na construção de conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais de saúde, conclui-se a importância da pesquisa na contribuição com a educação permanente em saúde. Espera-se que resultados secundários sejam obtidos, que as comunidades assistidas sejam favorecidas por meio da assistência dos profissionais. É pertinente realizar novas pesquisas para identificar se os conhecimentos construídos irão se manter a longo prazo e de que forma irá repercutir no desenvolvimento infantil. Intenta-se ao fato de desenvolver mais intervenções educativas que compreenda a educação permanente em saúde e o contexto de trabalho dos profissionais de forma a atender as necessidades advindas e resolver problemas que abarquem o processo de trabalho na atenção primária à saúde.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectLetramento em Saúdept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectPessoal de Saúdept_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.titleIntervenção educativa com profissionais de saúde sobre desenvolvimento infantil : articulação com o referencial do letramento em saúdept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4978669481107327pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0083975903990723pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxEarly childhood is a period of numerous processes in a child's life in the acquisition of skills in the social, emotional, cognitive, motor and language domains. Fathers/mothers/caregivers must support and provide stimuli during the development of their children, providing a favorable environment for their progression of skills, this includes establishing affective relationships and positive interactions between parents and children, through games, recreational activities, among others. . Primary care health professionals are essential actors to guide and guide parents/caregivers during this process, through home visits, childcare consultations and group educational activities. The objective of the study was to analyze an educational intervention with primary care health professionals on the promotion of child development, based on the health literacy framework. This is an intervention study, with a qualitative approach, based on the requirements of participatory research in health. The participants were health professionals who work in child health surveillance, in primary health care, in the municipality of Passira - Pernambuco. The study was developed through four steps: 1) Literature review; 2) Planning of educational intervention; 3) Implementation of the educational intervention; 4) Evaluation of the training process. The review, in the form of integrative review, served as support for action planning. The intervention planning was based on active methodologies for the involvement of social actors in the teaching-learning process and in the application of knowledge involving the dimensions of health literacy (access, understanding, evaluation and application). The implementation took place through workshops with participants' experiences and new content for application in the work reality. The evaluation of the intervention occurred during the intervention and after its completion. Data collection took place from the narratives of the participants spontaneously and guided by questions that mobilized participation, in addition to observation of activities in the work environment. For data analysis, the steps proposed by Yin were followed: database composition, decomposition, recomposition, interpretation and conclusion. The Atlas.ti program (version 8.0) was used in the coding process. The educational intervention achieved positive results in the training of health professionals, based on changes in knowledge, skills and attitudes in the practice of care for parents/mothers/caregivers and children with a focus on child development and based on the assumptions of health literacy, such as demonstrations practices, use of written materials and more empathetic communication. An increase in the repertoire of actions to be applied in the context of care for children in primary care, greater use and attention to the child's health booklet as an instrument for family literacy, use of simple communication strategies, development of activities that support and promote the child's development, such as age-appropriate play, nurturing care, and timely immunization. The educational intervention brought positive impacts in the construction of knowledge, skills and attitudes of health professionals, concluding the importance of research in contributing to permanent education in health. It is expected that secondary results will be obtained, that assisted communities will be favored through the assistance of professionals. It is pertinent to carry out further research to identify whether the knowledge built will be maintained in the long term and how it will affect child development. There is an attempt to develop more educational interventions that include permanent education in health and the work context of professionals in order to meet the needs arising and solve problems that encompass the work process in primary health care.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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