Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49346

Compartilhe esta página

Título: Efeitos da intervenção psicomotora em escolares com transtorno do espectro autista: uma revisão da literatura
Autor(es): ALBUQUERQUE, Agnnes Alves de
Palavras-chave: Psicomotricidade; Autismo; Desenvolvimento psicomotor
Data do documento: 9-Nov-2022
Citação: ALBUQUERQUE, Agnnes Alves de. Efeitos da intervenção psicomotora em escolares com transtorno do espectro autista: uma revisão da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um distúrbio que envolve um conjunto de transtornos neurodesenvolvimentais e pode vir a acarretar em dificuldades na comunicação, interação social, déficits na linguagem, motricidade, entre outras. A intervenção psicomotora, especificamente, tem sido bastante abordada no intuito de provocar melhorias no desenvolvimento de indivíduos com TEA nos seus mais diversos aspectos. Entretanto, ainda não está claro quais são os efeitos da intervenção psicomotora realizada no ambiente escolar, por professores de Educação Física, nesses indivíduos. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi revisar a literatura acerca da efetividade da intervenção psicomotora em escolares com TEA. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: LILACS, PUBMED e SCIELO. Foi utilizada como estratégia de busca os seguintes descritores: psicomotricidade, desempenho psicomotor, educação física, escolares, autismo, transtorno de/do espectro autista, avaliação psicomotora e desenvolvimento. Foram incluídos 9 artigos, os quais compuseram a avaliação qualitativa desta revisão. Observou-se efeitos positivos da intervenção psicomotora precoce para crianças com TEA, no entanto, os programas de intervenção aplicados foram diferentes na maioria dos estudos incluídos na presente revisão, dificultando o estabelecimento de uma única recomendação para crianças com TEA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49346
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Agnnes Alves de Albuquerque..pdf754,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons