Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49346
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Ilana Santos de | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Agnnes Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-14T11:21:07Z | - |
dc.date.available | 2023-03-14T11:21:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-13 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Agnnes Alves de. Efeitos da intervenção psicomotora em escolares com transtorno do espectro autista: uma revisão da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49346 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um distúrbio que envolve um conjunto de transtornos neurodesenvolvimentais e pode vir a acarretar em dificuldades na comunicação, interação social, déficits na linguagem, motricidade, entre outras. A intervenção psicomotora, especificamente, tem sido bastante abordada no intuito de provocar melhorias no desenvolvimento de indivíduos com TEA nos seus mais diversos aspectos. Entretanto, ainda não está claro quais são os efeitos da intervenção psicomotora realizada no ambiente escolar, por professores de Educação Física, nesses indivíduos. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi revisar a literatura acerca da efetividade da intervenção psicomotora em escolares com TEA. As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: LILACS, PUBMED e SCIELO. Foi utilizada como estratégia de busca os seguintes descritores: psicomotricidade, desempenho psicomotor, educação física, escolares, autismo, transtorno de/do espectro autista, avaliação psicomotora e desenvolvimento. Foram incluídos 9 artigos, os quais compuseram a avaliação qualitativa desta revisão. Observou-se efeitos positivos da intervenção psicomotora precoce para crianças com TEA, no entanto, os programas de intervenção aplicados foram diferentes na maioria dos estudos incluídos na presente revisão, dificultando o estabelecimento de uma única recomendação para crianças com TEA. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento psicomotor | pt_BR |
dc.title | Efeitos da intervenção psicomotora em escolares com transtorno do espectro autista: uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6890712133003359 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Autism Spectrum Disorder (ASD) is considered a disorder that involves a set of neurodevelopmental disorders and can lead to difficulties in communication, social interaction, language deficits, motor skills, among others. Psychomotor intervention, specifically, has been widely addressed in order to bring about improvements in the development of individuals with ASD in its most diverse aspects. However, it is still not clear what are the effects of the psychomotor intervention carried out in the school environment, by Physical Education teachers, on these individuals. Therefore, the aim of the present study was to review the literature on the effectiveness of psychomotor intervention in schoolchildren with ASD. The searches were carried out in the following databases: LILACS, PUBMED and SCIELO. The following descriptors were used as a search strategy: psychomotricity, psychomotor performance, physical education, schoolchildren, autism, autistic spectrum disorder, psychomotor assessment and development. Nine articles were included, which comprised the qualitative assessment of this review. Positive effects of early psychomotor intervention were observed for children with ASD, however, the intervention programs applied were different in most of the studies included in the present review, making it difficult to establish a single recommendation for children with ASD. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Agnnes Alves de Albuquerque..pdf | 754,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons