Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49301

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés-
dc.contributor.authorLIMA, Jonathan Vinicius de-
dc.date.accessioned2023-03-09T11:55:45Z-
dc.date.available2023-03-09T11:55:45Z-
dc.date.issued2023-01-26-
dc.date.submitted2023-03-04-
dc.identifier.citationLIMA, Jonathan Vinicius de. Proposta metodológica para a promoção da leitura e produções textuais de ficção científica. 2023. 100 f. TCC (Graduação) - Curso de Física, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49301-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal elaborar e aplicar uma sequência didática de produção textual buscando autonomia e criticidade para os alunos a partir do uso da ficção científica, favorecendo a vida acadêmica do aluno assim como suas capacidades sociocomunicativas. Além disso buscamos analisar se a escrita no gênero textual conto influência na evolução crítica e comunicativa dos alunos, Investigar se os alunos se sentem mais à vontade escrevendo no gênero textual ficção científica, e investigar a autoria e inspirações para as produções dos alunos. Para isso, intervimos em uma escola de referência em ensino médio na cidade de Vertentes no agreste do estado de Pernambuco, onde de antemão nós já havíamos percebido esta fragilidade no campo de pesquisa. Nesta monografia o leitor encontrará a sequência didática utilizada assim como a análise dos dados, este analisado sob o viés da teoria de Bardin (1991), onde encontramos uma grande questão sobre o nosso trabalho, pois alguns alunos plagiaram livros filmes e séries televisivas, que nos fez questionar sobre as motivações para tal acontecimento. Mas, no geral, concluímos que a intervenção foi exitosa já que os alunos mostraram um avanço, de forma modesta, na escrita e demonstraram interesse em seguir lendo e escrevendo contos de ficção científica.pt_BR
dc.format.extent100p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectFicção científicapt_BR
dc.subjectIncentivo a leiturapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleProposta metodológica para a promoção da leitura e produções textuais de ficção científica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8802311540649595pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this work is to elaborate and apply a didactic sequence of textual production seeking autonomy and criticality for students based on the use of science fiction, favoring the student's academic life as well as their social and communicative abilities. In addition, we seek to analyze whether writing in the textual genre tale influences the critical and communicative evolution of students, investigate whether students feel more comfortable writing in the textual genre science fiction, and investigate the authorship and inspirations for students' productions. For this, we intervened in a reference school in high school in the city of Vertentes in the agreste of the state of Pernambuco, where we had already noticed this fragility in the research field beforehand. In this monograph the reader will find the didactic sequence used as well as the data analysis, this one analyzed under the bias of Bardin's theory (1991), where we find a big question about our work, because some students plagiarized books, movies and television series, which made us question the motivations for such an event. But, in general, we conclude that the intervention was successful since the students showed a modest advance in writing and showed interest in continuing to read and write science fiction stories.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jonathan Vinicius de Lima.pdf5,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons