Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49260
Compartilhe esta página
Título: | O ensino de solos dentro das práticas pedagógicas de Geografia |
Autor(es): | MOURA, Clara Larissa Teixeira |
Palavras-chave: | Ensino; Geografia; Solos; Metodologias; Oficina; Arte |
Data do documento: | 25-Out-2022 |
Citação: | MOURA, Clara Larissa Teixeira. O ensino de dentro das práticas pedagógicas de Geografia.2022. Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Geografia– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Apesar dos inúmeros avanços que a educação básica brasileira alcançou mediante as transformações científicas e tecnológicas vislumbradas no século XXI, desafios ainda existem mais especificamente quando se trata da busca de metodologias do ensino que promovam uma aprendizagem significativa. Quando pensamos no ensino de solos dentro das práticas pedagógicas de Geografia, reconhecemos que métodos tradicionais pautados exclusivamente em teorias que por muitas vezes são acompanhadas de conteúdos rasos encontrados no livro didático, configuram a aprendizagem ligada a essa temática que é tão necessária em um panorama cheio de lacunas a serem preenchidas. Neste contexto, a oficina entra como possibilidade metodológica capaz de intensificar o elo entre teoria e prática na abordagem em solos. Dessa maneira, o presente trabalho busca destacar através de um relato de experiência acompanhado de revisões bibliográficas a aplicabilidade de uma oficina interdisciplinar que buscou trabalhar o ensino de solos por meio de produções artísticas. Os procedimentos metodológicos utilizados para a aplicação da oficina se pautaram em: estudos bibliográficos prévios sobre o tema de solos, caracterização das escolas, sondagem da perspectiva que os professores(a) das escolas possuíam sobre o tema, além dos recursos necessários para uma aplicação significativa para todos os envolvidos na atividade. Após a aplicação, os alunos foram orientados a debater sobre o que acharam, como os solos são fundamentais para a manutenção vital do planeta, além da importância de sua preservação. O estímulo à capacidade de relacionar o tema com a vivência cotidiana também foi palco dessa discussão, assim como o fortalecimento entre o ensino de Geografia através da arte. Verificou-se por meio dessa proposta pedagógica da aplicação de oficina que, é possível se utilizar de recursos simples para o ato de "reinventar” o ensino, pois, através da busca de alternativas que promovam um fortalecimento entre a relação mútua entre teoria e prática, a aprendizagem em solos pode ganhar cada vez mais significado para os estudantes que tanto precisam ter um raciocínio ambiental fortalecido para uma vivência cidadã harmoniosa e responsável com o meio ambiente. |
Descrição: | Representação em slides de forma oral realizada na Universidade Federal de Pernambuco no Centro de Filosofia e Ciências Humanas |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49260 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Clara Larissa Teixeira Moura.pdf | Arquivo com as últimas correções solicitadas | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons