Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49260

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorMOURA, Clara Larissa Teixeira-
dc.date.accessioned2023-03-02T17:31:05Z-
dc.date.available2023-03-02T17:31:05Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.date.submitted2022-12-01-
dc.identifier.citationMOURA, Clara Larissa Teixeira. O ensino de dentro das práticas pedagógicas de Geografia.2022. Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Geografia– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49260-
dc.descriptionRepresentação em slides de forma oral realizada na Universidade Federal de Pernambuco no Centro de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.description.abstractApesar dos inúmeros avanços que a educação básica brasileira alcançou mediante as transformações científicas e tecnológicas vislumbradas no século XXI, desafios ainda existem mais especificamente quando se trata da busca de metodologias do ensino que promovam uma aprendizagem significativa. Quando pensamos no ensino de solos dentro das práticas pedagógicas de Geografia, reconhecemos que métodos tradicionais pautados exclusivamente em teorias que por muitas vezes são acompanhadas de conteúdos rasos encontrados no livro didático, configuram a aprendizagem ligada a essa temática que é tão necessária em um panorama cheio de lacunas a serem preenchidas. Neste contexto, a oficina entra como possibilidade metodológica capaz de intensificar o elo entre teoria e prática na abordagem em solos. Dessa maneira, o presente trabalho busca destacar através de um relato de experiência acompanhado de revisões bibliográficas a aplicabilidade de uma oficina interdisciplinar que buscou trabalhar o ensino de solos por meio de produções artísticas. Os procedimentos metodológicos utilizados para a aplicação da oficina se pautaram em: estudos bibliográficos prévios sobre o tema de solos, caracterização das escolas, sondagem da perspectiva que os professores(a) das escolas possuíam sobre o tema, além dos recursos necessários para uma aplicação significativa para todos os envolvidos na atividade. Após a aplicação, os alunos foram orientados a debater sobre o que acharam, como os solos são fundamentais para a manutenção vital do planeta, além da importância de sua preservação. O estímulo à capacidade de relacionar o tema com a vivência cotidiana também foi palco dessa discussão, assim como o fortalecimento entre o ensino de Geografia através da arte. Verificou-se por meio dessa proposta pedagógica da aplicação de oficina que, é possível se utilizar de recursos simples para o ato de "reinventar” o ensino, pois, através da busca de alternativas que promovam um fortalecimento entre a relação mútua entre teoria e prática, a aprendizagem em solos pode ganhar cada vez mais significado para os estudantes que tanto precisam ter um raciocínio ambiental fortalecido para uma vivência cidadã harmoniosa e responsável com o meio ambiente.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectSolospt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectOficinapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleO ensino de solos dentro das práticas pedagógicas de Geografiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARVALHO, Josias Ivanildo Flores de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0252854764890558pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8799647544989939pt_BR
dc.description.abstractxDespite the numerous advances that Brazilian basic education has achieved through the scientific and technological transformations envisaged in the 21st century, challenges still exist more specifically when it comes to teaching methodologies that promote increasingly meaningful learning. When we think about the teaching of soils within the pedagogical practices of Geography, we recognize that traditional methods based exclusively on theories that are often accompanied by shallow contents found in the textbook, configure the learning linked to this theme that is so necessary in a full panorama. of gaps to be filled. In this context, the workshop enters as a methodological possibility capable of intensifying the link between theory and practice in the soil approach. In this way, this monograph seeks to highlight through an experience report accompanied by bibliographic reviews on the applicability of an interdisciplinary workshop capable of working the teaching of soils through artistic productions. The methodological procedures used for the application of the workshop were based on: previous bibliographic studies on the topic of soils, characterization of schools, survey of the perspective that school teachers had on the subject, in addition to the necessary resources for a significant application for everyone involved in the activity. After the application, the students were instructed to discuss what they thought, how soils are fundamental for the vital maintenance of the planet, in addition to the importance of its preservation. Encouraging the ability to relate the theme to everyday life was also the stage for this discussion, as well as the strengthening of the teaching of Geography through art. It was verified through this pedagogical proposal of the workshop application that it is possible to use simple resources for the act of "reinventing" teaching, because, through the search for alternatives that promote a strengthening between the mutual relationship between theory and practice , learning in soils can gain more and more meaning for students who so need to have a strengthened environmental reasoning for a harmonious and responsible citizen experience with the environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5729938690147213pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3121-8091pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Clara Larissa Teixeira Moura.pdfArquivo com as últimas correções solicitadas1,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons