Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49217

Compartilhe esta página

Título: Educação física inclusiva: dificuldades encontradas pelos docentes na inclusão do aluno surdo nas aulas de educação física escolar
Autor(es): SANTOS, Rosenilda Ana dos
Palavras-chave: Educação física escolar; Educação de pessoas com deficiência auditiva.
Data do documento: 18-Mai-2022
Abstract: A ideia para escrever este trabalho se deu a partir de uma experiência em um evento da disciplina de recreação e lazer, onde fui pega de surpresa e tive que explicar a atividade proposta para uma criança surda, e mesmo eu possuindo conhecimento em Libras, tive uma grande dificuldade. A partir de então, algo me instigou a pesquisar sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física para inclusão dos alunos surdos, e fazer um levantamento das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco com intuito de saber quais ofertam especialização na área de Educação Física Escolar e Inclusão; Libras ou Libras (Tradução e Interpretação). Inclusive buscar entender as opiniões dos alunos quanto às aulas de Educação Física, com intuito de realizar a inclusão de todos. Para tanto, o presente trabalho objetivou em analisar as Dificuldades encontradas pelos Docentes na Inclusão do Aluno Surdo nas aulas de Educação Física Escolar. As fontes de dados foram coletadas a partir de artigos científicos, livros, revistas e dissertações. Encontramos um total de 11 estudos no período de 2012 a 2022 quais foram direcionados ao tema aqui abordado. Após a leitura foi constatado que havia mais trabalhos de pesquisa focados em saber a opinião dos alunos surdos quanto ao seu processo de inclusão nas aulas de Educação Física. Já com relação às dificuldades do professor de Educação Física escolar, em incluir esses alunos nas aulas, foram encontrados poucos trabalhos na literatura. Após as análises desses trabalhos, percebemos que as dificuldades do professor estão diretamente relacionadas à falta de conhecimentos da LIBRAS, bem como ao difícil acesso aos métodos e materiais pedagógicos voltados para inclusão desse público, nas aulas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49217
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Rosenilda Ana dos.pdf616,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons