Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49217

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorSANTOS, Rosenilda Ana dos-
dc.date.accessioned2023-02-28T14:14:03Z-
dc.date.available2023-02-28T14:14:03Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.date.submitted2023-05-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49217-
dc.description.abstractA ideia para escrever este trabalho se deu a partir de uma experiência em um evento da disciplina de recreação e lazer, onde fui pega de surpresa e tive que explicar a atividade proposta para uma criança surda, e mesmo eu possuindo conhecimento em Libras, tive uma grande dificuldade. A partir de então, algo me instigou a pesquisar sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física para inclusão dos alunos surdos, e fazer um levantamento das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco com intuito de saber quais ofertam especialização na área de Educação Física Escolar e Inclusão; Libras ou Libras (Tradução e Interpretação). Inclusive buscar entender as opiniões dos alunos quanto às aulas de Educação Física, com intuito de realizar a inclusão de todos. Para tanto, o presente trabalho objetivou em analisar as Dificuldades encontradas pelos Docentes na Inclusão do Aluno Surdo nas aulas de Educação Física Escolar. As fontes de dados foram coletadas a partir de artigos científicos, livros, revistas e dissertações. Encontramos um total de 11 estudos no período de 2012 a 2022 quais foram direcionados ao tema aqui abordado. Após a leitura foi constatado que havia mais trabalhos de pesquisa focados em saber a opinião dos alunos surdos quanto ao seu processo de inclusão nas aulas de Educação Física. Já com relação às dificuldades do professor de Educação Física escolar, em incluir esses alunos nas aulas, foram encontrados poucos trabalhos na literatura. Após as análises desses trabalhos, percebemos que as dificuldades do professor estão diretamente relacionadas à falta de conhecimentos da LIBRAS, bem como ao difícil acesso aos métodos e materiais pedagógicos voltados para inclusão desse público, nas aulas.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação de pessoas com deficiência auditiva.pt_BR
dc.titleEducação física inclusiva: dificuldades encontradas pelos docentes na inclusão do aluno surdo nas aulas de educação física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxThe idea to write this work came from an experience in an event of the discipline of recreation and leisure, where I was taken by surprise and had to explain the proposed activity to a deaf child, and even though I had knowledge in Libras, I had a big difficulty. From then on, something prompted me to research the difficulties faced by Physical Education teachers for the inclusion of deaf students, and to survey the Higher Education Institutions of the State of Pernambuco in order to know which ones offer specialization in the area of Physical Education. School and Inclusion; Libras or Libras (Translation and Interpretation). Including seeking to understand the opinions of students regarding Physical Education classes, in order to include everyone. Therefore, the present work aimed to analyze the Difficulties encountered by Teachers in the Inclusion of Deaf Students in School Physical Education classes. Data sources were collected from scientific articles, books, magazines and dissertations. We found a total of 11 studies in the period from 2012 to 2022 which were directed to the topic discussed here. After reading, it was found that there were more research works focused on knowing the opinion of deaf students regarding their inclusion process in Physical Education classes. Regarding the difficulties faced by the Physical Education teacher in including these students in classes, few studies were found in the literature. After analyzing these works, we realized that the teacher's difficulties are directly related to the lack of knowledge of LIBRAS, as well as the difficult access to pedagogical methods and materials aimed at including this audience in classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Rosenilda Ana dos.pdf616,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons