Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49217
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Rosenilda Ana dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T14:14:03Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T14:14:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49217 | - |
dc.description.abstract | A ideia para escrever este trabalho se deu a partir de uma experiência em um evento da disciplina de recreação e lazer, onde fui pega de surpresa e tive que explicar a atividade proposta para uma criança surda, e mesmo eu possuindo conhecimento em Libras, tive uma grande dificuldade. A partir de então, algo me instigou a pesquisar sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física para inclusão dos alunos surdos, e fazer um levantamento das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco com intuito de saber quais ofertam especialização na área de Educação Física Escolar e Inclusão; Libras ou Libras (Tradução e Interpretação). Inclusive buscar entender as opiniões dos alunos quanto às aulas de Educação Física, com intuito de realizar a inclusão de todos. Para tanto, o presente trabalho objetivou em analisar as Dificuldades encontradas pelos Docentes na Inclusão do Aluno Surdo nas aulas de Educação Física Escolar. As fontes de dados foram coletadas a partir de artigos científicos, livros, revistas e dissertações. Encontramos um total de 11 estudos no período de 2012 a 2022 quais foram direcionados ao tema aqui abordado. Após a leitura foi constatado que havia mais trabalhos de pesquisa focados em saber a opinião dos alunos surdos quanto ao seu processo de inclusão nas aulas de Educação Física. Já com relação às dificuldades do professor de Educação Física escolar, em incluir esses alunos nas aulas, foram encontrados poucos trabalhos na literatura. Após as análises desses trabalhos, percebemos que as dificuldades do professor estão diretamente relacionadas à falta de conhecimentos da LIBRAS, bem como ao difícil acesso aos métodos e materiais pedagógicos voltados para inclusão desse público, nas aulas. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação de pessoas com deficiência auditiva. | pt_BR |
dc.title | Educação física inclusiva: dificuldades encontradas pelos docentes na inclusão do aluno surdo nas aulas de educação física escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1522788697371835 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The idea to write this work came from an experience in an event of the discipline of recreation and leisure, where I was taken by surprise and had to explain the proposed activity to a deaf child, and even though I had knowledge in Libras, I had a big difficulty. From then on, something prompted me to research the difficulties faced by Physical Education teachers for the inclusion of deaf students, and to survey the Higher Education Institutions of the State of Pernambuco in order to know which ones offer specialization in the area of Physical Education. School and Inclusion; Libras or Libras (Translation and Interpretation). Including seeking to understand the opinions of students regarding Physical Education classes, in order to include everyone. Therefore, the present work aimed to analyze the Difficulties encountered by Teachers in the Inclusion of Deaf Students in School Physical Education classes. Data sources were collected from scientific articles, books, magazines and dissertations. We found a total of 11 studies in the period from 2012 to 2022 which were directed to the topic discussed here. After reading, it was found that there were more research works focused on knowing the opinion of deaf students regarding their inclusion process in Physical Education classes. Regarding the difficulties faced by the Physical Education teacher in including these students in classes, few studies were found in the literature. After analyzing these works, we realized that the teacher's difficulties are directly related to the lack of knowledge of LIBRAS, as well as the difficult access to pedagogical methods and materials aimed at including this audience in classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santos, Rosenilda Ana dos.pdf | 616,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons