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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49205

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Título: A promoção do letramento crítico-visual em atividades de leitura presentes no livro didático de espanhol
Autor(es): SILVA, José Edson da
Palavras-chave: Linguistica; Espanhol - leitura; Letramento crítico-visual; Livro didático; Gramática do Design Visual
Data do documento: 23-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, José Edson da. A promoção do letramento crítico-visual em atividades de leitura presentes no livro didático de espanhol. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho tem como propósito analisar se as atividades de leitura que acompanham textos visuais ou verbo-visuais presentes nas coleções didáticas aprovadas pelo PNLD 2018 para o ensino de espanhol: Confluencia e Sentidos en Lengua Española, criam oportunidades para o desenvolvimento do letramento crítico e visual. Diante do imperativo das novas tecnologias, da evolução dos métodos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e das necessidades socioculturais de produção e compreensão de sentido, tanto a elaboração quanto a produção de materiais didáticos proporcionaram transformações em seus projetos gráficos, tornando-os cada vez mais multimodais e exigindo uma exploração da lingua(gem) em suas duas diferentes manifestações. Nesta perspectiva, é necessário que se repense, (re)construa e estimule (novos) olhares acerca do consumo de determinada manifestação textual, considerando tanto o verbal quanto o não-verbal, já que, mais que uma função associativa e complementar, os elementos não-verbais constroem sentidos e estão presentes no cotidiano, quer seja numa interlocução mediada por um livro didático ou não. As aulas de língua espanhola não devem ficar à margem desta realidade, o ensino/aprendizagem de um idioma perpassam vários fatores de ordem cognitivo, linguístico e sociocultural e não só gramaticais. Para tanto, o constructo teórico é baseado principalmente nos Estudos sobre os Letramento(s), Multimodalidade, Leitura e na Gramática do Design Visual. A metodologia empregada foi qualitativa, de cunho de cunho bibliográfico, documental, descritivo e interventista, tendo em vista que, trata-se de um estudo que busca descrever e interpretar o fenômeno observado em documentos não manipulados para propor uma intervenção. O corpus para análise compreendeu atividades de leitura presentes em quatro capítulos, dois de cada uma das coleções analisadas, cujos temas principais são Saúde e Língua. Tal análise foi guiada por duas etapas: (i) coleta e compilação das atividades e (ii) análise das estratégias textual- discursivas usadas para promover o letramento crítico-visual. Os resultados das análises desvelam que os livros didáticos desenvolvem significativamente o letramento crítico-visual, entretanto, é necessário que práticas pedagógicas complementem o trabalho de ambas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49205
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

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