Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49205
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Edson da | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T12:44:09Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T12:44:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Edson da. A promoção do letramento crítico-visual em atividades de leitura presentes no livro didático de espanhol. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49205 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como propósito analisar se as atividades de leitura que acompanham textos visuais ou verbo-visuais presentes nas coleções didáticas aprovadas pelo PNLD 2018 para o ensino de espanhol: Confluencia e Sentidos en Lengua Española, criam oportunidades para o desenvolvimento do letramento crítico e visual. Diante do imperativo das novas tecnologias, da evolução dos métodos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e das necessidades socioculturais de produção e compreensão de sentido, tanto a elaboração quanto a produção de materiais didáticos proporcionaram transformações em seus projetos gráficos, tornando-os cada vez mais multimodais e exigindo uma exploração da lingua(gem) em suas duas diferentes manifestações. Nesta perspectiva, é necessário que se repense, (re)construa e estimule (novos) olhares acerca do consumo de determinada manifestação textual, considerando tanto o verbal quanto o não-verbal, já que, mais que uma função associativa e complementar, os elementos não-verbais constroem sentidos e estão presentes no cotidiano, quer seja numa interlocução mediada por um livro didático ou não. As aulas de língua espanhola não devem ficar à margem desta realidade, o ensino/aprendizagem de um idioma perpassam vários fatores de ordem cognitivo, linguístico e sociocultural e não só gramaticais. Para tanto, o constructo teórico é baseado principalmente nos Estudos sobre os Letramento(s), Multimodalidade, Leitura e na Gramática do Design Visual. A metodologia empregada foi qualitativa, de cunho de cunho bibliográfico, documental, descritivo e interventista, tendo em vista que, trata-se de um estudo que busca descrever e interpretar o fenômeno observado em documentos não manipulados para propor uma intervenção. O corpus para análise compreendeu atividades de leitura presentes em quatro capítulos, dois de cada uma das coleções analisadas, cujos temas principais são Saúde e Língua. Tal análise foi guiada por duas etapas: (i) coleta e compilação das atividades e (ii) análise das estratégias textual- discursivas usadas para promover o letramento crítico-visual. Os resultados das análises desvelam que os livros didáticos desenvolvem significativamente o letramento crítico-visual, entretanto, é necessário que práticas pedagógicas complementem o trabalho de ambas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Linguistica | pt_BR |
dc.subject | Espanhol - leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento crítico-visual | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Gramática do Design Visual | pt_BR |
dc.title | A promoção do letramento crítico-visual em atividades de leitura presentes no livro didático de espanhol | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0200681850626091 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5560834728346049 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | El propósito de este trabajo es analizar si las actividades de lectura que acompañan a los textos visuales o verbovisuales presentes en las colecciones didácticas aprobadas por el PNLD 2018 para la enseñanza del español: Confluencia y Sentidos en Lengua Española, crean oportunidades para el desarrollo de la literacidad crítico-visual. Ante el imperativo de las nuevas tecnologías, la evolución de los métodos de enseñanza y aprendizaje de lenguas extranjeras y las necesidades socioculturales de producción y comprensión de significados, tanto la elaboración como la producción de materiales didácticos han proporcionado transformaciones en sus diseños gráficos, haciéndolos cada vez más multimodales y exigiendo una exploración del lenguaje en sus dos diferentes manifestaciones. En esta perspectiva, es necesario repensar, (re)construir y estimular (nuevas) miradas sobre el consumo de determinada manifestación textual, considerando tanto lo verbal como lo no verbal, ya que, más que una función asociativa y complementaria, los elementos no verbales construyen el sentido y están presentes en la vida cotidiana, ya sea en una interlocución mediada por un libro de texto o no. La enseñanza de español no debe quedar al margen de esta realidad, la enseñanza/aprendizaje de una lengua pasa por varios factores de orden cognitivo, lingüístico y sociocultural y no solo gramaticales. Para ello, el aporte teórico se basa principalmente en los Estudios sobre Literacidad, Multimodalidad, Lectura y de la Gramática del Design Visual. La metodología utilizada fue cualitativa, de carácter bibliográfico, documental, descriptivo y de intervención, considerando que es un estudio que busca describir e interpretar el fenómeno observado en documentos no manipulados para proponer una intervención. El corpus de análisis está compuesto por actividades de lectura presentes en cuatro capítulos, dos de cada una de las colecciones analizadas, cuyos temas principales son la salud y el lenguaje. Dicho análisis se guió por dos etapas: (i) recogida y recopilación de las actividades y (ii) análisis de las estrategias textual-discursivas utilizadas para promover la alfabetización crítico-visual. Los resultados de los análisis revelan que los libros de texto implican significativamente el aprendizaje crítico-visual, por lo que es necesario que las prácticas pedagógicas complementen el trabajo de ambos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Edson da Silva.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons