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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49117
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Título: | Os desafios na aplicação de metodologias ativas por meio das TDIC’S no ensino de Geografia em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife- RMR |
Autor(es): | SANTOS, Ana Vitória Lopes dos |
Palavras-chave: | TDIC'S; metodologias ativas; desafios na educação; ensino-aprendizagem eficaz |
Data do documento: | 3-Nov-2022 |
Citação: | SANTOS, Ana Vitória Lopes dos. Os desafios na aplicação de metodologias ativas por meio das TDIC’S no ensino de Geografia em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife- RMR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | É possível destacar que na educação ainda existem vários desafios na aplicação de metodologias ativas por meio das TDIC’s na educação básica, no ensino de Geografia, no sistema público. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios de inserção das metodologias ativas e TDIC’s no ensino da Geografia em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Desse modo, o texto conta com um levantamento bibliográfico acerca da: importância das TDIC’s no contexto escolar e nas aulas de Geografia; os desafios da aplicação das TDIC’s até os dias atuais no sistema público no ensino; o que as políticas da educação discorrem sobre a temática; e sobre estratégias inovadoras na escola. Dessa forma, o procedimento metodológico consiste em uma pesquisa qualitativa, com um levantamento teórico e aplicação de um questionário realizado com professores de Geografia de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, a fim de buscar destacar os principais desafios enfrentados nessas realidades, que caracteriza o padrão da maioria das instituições públicas na RMR. Desse modo, nos resultados evidenciaram que de fato existem inúmeros desafios para que os professores de Geografia da RMR possam utilizar esses instrumentos, como falta de estrutura da escola, materiais, formação continuada e de investimentos na educação. É possível, portanto, afirmar que ainda existem inúmeras lacunas e impasses a serem resolvidos, porém, é essencial que nós, como docentes, buscarmos com o que se tem ao alcance, inovar no ensino. Assim, é preciso estar sempre na luta por melhores condições da educação, para que assim, seja justa, democrática e de qualidade para todos, já que é um direito fundamental de todo o indivíduo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49117 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
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