Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49117
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Priscylla Karoline de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Ana Vitória Lopes dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T15:34:25Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14T15:34:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-06 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Vitória Lopes dos. Os desafios na aplicação de metodologias ativas por meio das TDIC’S no ensino de Geografia em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife- RMR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49117 | - |
dc.description.abstract | É possível destacar que na educação ainda existem vários desafios na aplicação de metodologias ativas por meio das TDIC’s na educação básica, no ensino de Geografia, no sistema público. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios de inserção das metodologias ativas e TDIC’s no ensino da Geografia em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Desse modo, o texto conta com um levantamento bibliográfico acerca da: importância das TDIC’s no contexto escolar e nas aulas de Geografia; os desafios da aplicação das TDIC’s até os dias atuais no sistema público no ensino; o que as políticas da educação discorrem sobre a temática; e sobre estratégias inovadoras na escola. Dessa forma, o procedimento metodológico consiste em uma pesquisa qualitativa, com um levantamento teórico e aplicação de um questionário realizado com professores de Geografia de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, a fim de buscar destacar os principais desafios enfrentados nessas realidades, que caracteriza o padrão da maioria das instituições públicas na RMR. Desse modo, nos resultados evidenciaram que de fato existem inúmeros desafios para que os professores de Geografia da RMR possam utilizar esses instrumentos, como falta de estrutura da escola, materiais, formação continuada e de investimentos na educação. É possível, portanto, afirmar que ainda existem inúmeras lacunas e impasses a serem resolvidos, porém, é essencial que nós, como docentes, buscarmos com o que se tem ao alcance, inovar no ensino. Assim, é preciso estar sempre na luta por melhores condições da educação, para que assim, seja justa, democrática e de qualidade para todos, já que é um direito fundamental de todo o indivíduo. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TDIC'S | pt_BR |
dc.subject | metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | desafios na educação | pt_BR |
dc.subject | ensino-aprendizagem eficaz | pt_BR |
dc.title | Os desafios na aplicação de metodologias ativas por meio das TDIC’S no ensino de Geografia em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife- RMR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4971933438534458 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7399667580194286 | pt_BR |
dc.description.abstractx | It is possible to highlight that in education there are still several challenges in the application of active methodologies through TDIC’s in basic education, in geography teaching, in the public system. Therefore, this study aims to highlight the main challenges and effects of the absence of these strategies in the teaching-learning process, as well as seek possible ways to mitigate these impacts on education. Thus, the text has a bibliographical survey about the importance of TDIC’s in the school context and in Geography classes; the challenges of the application of TDIC’s to the present day in the public system in education; what education policies discuss about the subject; and about innovative strategies at school. Thus, the methodological procedure consists of a qualitative research, with a theoretical survey and application of a questionnaire conducted with geography teachers of public schools in the Metropolitan Region of Recife, in order to seek to highlight the main challenges faced in these realities, which characterizes the pattern of most public institutions in the RMR. It is possible, therefore, to affirm that there are still numerous gaps and impasses to be solved, however, it is essential that we, as teachers, seek with what is within reach, innovate in teaching. So, it is always necessary to be in the struggle for better conditions of education, so that it is fair, democratic and of quality for all, since it is a fundamental right of every citizen. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ANA VITÓRIA LOPES DOS SANTOS.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons