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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49088

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Title: E-sports e educação física: crescimento e desafios da esportivização, uma revisão sistematizada
Authors: SILVA, Jefferson Felipe Maciel Apolinário da
Keywords: Educação física; Esportes Eletrônicos; Jogadores
Issue Date: 16-Nov-2022
Citation: SILVA, Jefferson Felipe Maciel Apolinário da. E-sports e educação física: crescimento e desafios da esportivização, uma revisão sistematizada. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Os esportes eletrônicos estão ganhando cada vez mais espaço e notoriedade no cenário mundial. A partir desse fenômeno, se faz necessário uma investigação detalhada dos aspectos que fomentam esse crescimento e as características que tornam a modalidade popular a ponto de se comparar ao esporte tradicional. Portanto, o presente estudo tem como objetivo verificar através de uma revisão sistematizada de literatura o crescimento do fenômeno dos E-sports como modalidade e os desafios encontrados no seu processo de esportivização. Foi realizado um levantamento bibliográfico através dos bancos de dados: Scielo, Pubmed, Mendeley e Periódicos Capes buscando evidências que expliquem o crescimento dos esportes eletrônicos como modalidade e quais as suas relações com os esportes tradicionais, a fim de questionar se poderia com isso, o chamado E-sport, tornar-se modalidade efetiva dentro da Educação Física. Dentro dessa pesquisa foram excluídos artigos publicados há mais de 10 anos e foram incluídos artigos em português, inglês e espanhol publicados na última década (2012 a 2022). A partir dessa curadoria, foram selecionados 10 artigos para a discussão e resultado. Verificou-se que os esportes eletrônicos tem muitos aspectos em comum com os esportes tradicionais, porém, por não haver gasto energético significativo, muitos descredibilizam a sua prática como esporte. Entretanto, isso se trata de uma contradição, pois no esporte olímpico de tiro ao alvo, por exemplo, o dispêndio energético é praticamente irrelevante e, ainda assim, ele é considerado esporte de rendimento. Além disso, faz uso direto da capacidade mental e concentração, chegando a serem a essência desse esporte, o que podemos perceber, também, nos esportes eletrônicos que apresentam a mesma premissa. Sendo assim, deveriam, portanto, ser considerados como esporte. É imprescindível, ainda, que sejam realizados mais estudos, a fim de aprofundar os motivos pelos quais os esportes eletrônicos, mesmo que já profissionalizados em alguns países, ainda não são aceitos dentro da Educação Física como modalidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49088
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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