Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49088
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CALDAS, Anildo Monteiro | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jefferson Felipe Maciel Apolinário da | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T18:11:05Z | - |
dc.date.available | 2023-02-13T18:11:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jefferson Felipe Maciel Apolinário da. E-sports e educação física: crescimento e desafios da esportivização, uma revisão sistematizada. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49088 | - |
dc.description.abstract | Os esportes eletrônicos estão ganhando cada vez mais espaço e notoriedade no cenário mundial. A partir desse fenômeno, se faz necessário uma investigação detalhada dos aspectos que fomentam esse crescimento e as características que tornam a modalidade popular a ponto de se comparar ao esporte tradicional. Portanto, o presente estudo tem como objetivo verificar através de uma revisão sistematizada de literatura o crescimento do fenômeno dos E-sports como modalidade e os desafios encontrados no seu processo de esportivização. Foi realizado um levantamento bibliográfico através dos bancos de dados: Scielo, Pubmed, Mendeley e Periódicos Capes buscando evidências que expliquem o crescimento dos esportes eletrônicos como modalidade e quais as suas relações com os esportes tradicionais, a fim de questionar se poderia com isso, o chamado E-sport, tornar-se modalidade efetiva dentro da Educação Física. Dentro dessa pesquisa foram excluídos artigos publicados há mais de 10 anos e foram incluídos artigos em português, inglês e espanhol publicados na última década (2012 a 2022). A partir dessa curadoria, foram selecionados 10 artigos para a discussão e resultado. Verificou-se que os esportes eletrônicos tem muitos aspectos em comum com os esportes tradicionais, porém, por não haver gasto energético significativo, muitos descredibilizam a sua prática como esporte. Entretanto, isso se trata de uma contradição, pois no esporte olímpico de tiro ao alvo, por exemplo, o dispêndio energético é praticamente irrelevante e, ainda assim, ele é considerado esporte de rendimento. Além disso, faz uso direto da capacidade mental e concentração, chegando a serem a essência desse esporte, o que podemos perceber, também, nos esportes eletrônicos que apresentam a mesma premissa. Sendo assim, deveriam, portanto, ser considerados como esporte. É imprescindível, ainda, que sejam realizados mais estudos, a fim de aprofundar os motivos pelos quais os esportes eletrônicos, mesmo que já profissionalizados em alguns países, ainda não são aceitos dentro da Educação Física como modalidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Esportes Eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Jogadores | pt_BR |
dc.title | E-sports e educação física: crescimento e desafios da esportivização, uma revisão sistematizada | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8129087418815525 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6543959400281255 | pt_BR |
dc.description.abstractx | E-sports have been gaining more and more space and notoriety on the world scene. Based on this phenomenon, a detailed investigation of the aspects that foster this growth and the characteristics that make this modality so popular as to be compared to traditional sports is necessary. The present study aimed at verifying through a systematic literature review the growth of the E-sports phenomenon as a modality and the challenges encountered in its process of esportivization. A bibliographical survey was carried out through the Scielo, Pubmed, Mendeley and Periódicos Capes databases, in search of evidence to explain the growth of e-sports as a sport and its relations with traditional sports, in order to question whether the so-called E-sport could become an effective sport within Physical Education. Articles published more than 10 years ago were excluded from the search and articles in Portuguese, English and Spanish published in the last decade (2012 to 2022) were include. Ten articles were included for discussion and results and it was found that electronic sports have many aspects in common with traditional sports, however, because there is no significant energy expenditure, many discredit the practice as a sport. However, this is a contradiction, since in the Olympic target shooting sport, for example, energy expenditure is practically irrelevant, and even so, it is considered a performance sport, so, because mental capacity and concentration are the essence of this sport, e-sports that have the same premise should therefore be considered as a sport. it is essential, even if more studies are carried out, in order to deepen the reasons why sports, even though they are already professionalized in some countries, are still not accepted within Physical Education as a sport. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jefferson Felipe Maciel Apolinário da Silva.docx.pdf | 346,92 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons