Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49084
Compartilhe esta página
Título: | A utilização de mapas afetivos como recurso didático para a Geografia escolar : uma experiência prática numa escola no Município de Jaboatão dos Guararapes |
Autor(es): | NEGRÃO, Mirella Vieira |
Palavras-chave: | Ensino de geografia; Cartografia Escolar; Mapas afetivos; Ensino de lugar; Afetividade |
Data do documento: | 27-Out-2022 |
Citação: | NEGRÃO, Mirella. A utilização de mapas afetivos como recurso didático para a Geografia escolar: uma experiência prática numa escola no Município de Jaboatão dos Guararapes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Geografia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Os mapas, que são habitualmente apresentados aos estudantes no ensino de geografia, apresentam características generalizadoras e que partem exclusivamente de uma única visão de mundo. Diante das condições e conjunturas encontradas dentro do ensino de geografia, no que se refere à cartografia escolar, se faz necessário propor alternativas que alcem voos maiores para além do uso de mapas que generalizam conceitos. Com base nesta discussão, o estudo se mostra relevante, pois o uso de mapas afetivos proporcionará uma cartografia escolar que se desprenda de construções homogeneizantes e de verdades, revelando novas faces de uma sociedade antes não vista. Tendo esse trabalho o objetivo de identificar como o mapeamento da afetividade do alunado com seus lugares pode aproximá-lo de uma melhor compreensão de conceitos geográficos como o de lugar, por exemplo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49084 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons