Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49084

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIRA, Daniel Rodrigues de-
dc.contributor.authorNEGRÃO, Mirella Vieira-
dc.date.accessioned2023-02-13T13:12:07Z-
dc.date.available2023-02-13T13:12:07Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.date.submitted2023-01-06-
dc.identifier.citationNEGRÃO, Mirella. A utilização de mapas afetivos como recurso didático para a Geografia escolar: uma experiência prática numa escola no Município de Jaboatão dos Guararapes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Geografia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49084-
dc.description.abstractOs mapas, que são habitualmente apresentados aos estudantes no ensino de geografia, apresentam características generalizadoras e que partem exclusivamente de uma única visão de mundo. Diante das condições e conjunturas encontradas dentro do ensino de geografia, no que se refere à cartografia escolar, se faz necessário propor alternativas que alcem voos maiores para além do uso de mapas que generalizam conceitos. Com base nesta discussão, o estudo se mostra relevante, pois o uso de mapas afetivos proporcionará uma cartografia escolar que se desprenda de construções homogeneizantes e de verdades, revelando novas faces de uma sociedade antes não vista. Tendo esse trabalho o objetivo de identificar como o mapeamento da afetividade do alunado com seus lugares pode aproximá-lo de uma melhor compreensão de conceitos geográficos como o de lugar, por exemplo.pt_BR
dc.format.extent18p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectCartografia Escolarpt_BR
dc.subjectMapas afetivospt_BR
dc.subjectEnsino de lugarpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.titleA utilização de mapas afetivos como recurso didático para a Geografia escolar : uma experiência prática numa escola no Município de Jaboatão dos Guararapespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7102403011652156pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6158592936812935pt_BR
dc.description.abstractxThe maps that are usually presented to students in teaching geography have generalizing characteristics and are based exclusively on a single world view. In face of the conditions and conjunctures found in geography teaching, concerning school cartography, it is necessary to propose alternatives that reach higher flights beyond the use of maps that generalize concepts. Based on this discussion, the present study is relevant because the use of affective maps will provide a school cartography that is detached from homogenizing constructions and absolute truths, revealing new faces of a previously unseen society. This work aims to identify how the mapping of students' affectivity with their places can bring them closer to a better understanding of geographic concepts such as place, for example.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons